Castelo de Cerveira: passo a passo…

2017/07/24

Por inesperada dificuldade de agenda da Sr.ª Secretária de Estado do Turismo, Dr.ª Ana Mendes Godinho, o ato de assinatura do Memorando de Entendimento, marcado para esta terça-feira, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e as entidades governamentais incumbidas da missão de encontrar uma efetiva resolução para o impasse que envolve a utilização do Castelo de Cerveira, será reagendado para uma nova data de acordo com a disponibilidade da governante.

Tem sido uns longos nove anos de abandono pelo Estado, enquanto proprietário (Direção Geral do Tesouro e Finanças), pelos quais já passaram três governos constitucionais e três executivos municipais, foram redigidas várias petições e tomadas de posição por parte da Câmara e Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e realizadas inúmeras reuniões entre os executivos e as entidades gestoras do imóvel.

É graças ao empenho e à fundamental intermediação da Sra. Secretária de Estado de Turismo, Dr.ª Ana Mendes Godinho que - sob intenção anunciada, a 8 de junho, durante uma reunião na qual participou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e o Presidente da Assembleia Municipal, Vitor Nelson Torres, - será reagendada a cerimónia de assinatura de um Memorando de Entendimento, com vista à requalificação e aproveitamento turístico do Castelo de Vila Nova de Cerveira, inicialmente marcada oara dia 25 de julho.

“Não é a solução definitiva dos problemas subjacentes ao Castelo, mas é seguramente um passo muito importante para que se concretize o propósito de devolver este imóvel ao serviço dos cerveirenses, da economia local e dos inúmeros turistas que elegem o Castelo como um dos ex-libris do concelho. Em boa hora, o Governo lançou o programa Revive”, afirma o edil cerveirense, Fernando Nogueira.

De sublinhar que o Castelo de Cerveira integra o conjunto de 30 imóveis públicos degradados que o Governo quer recuperar para concessionar a privados, conferindo-lhes uma utilização de âmbito turístico, através do Programa Revive, anunciado nos finais de 2016. No lote dos primeiros 12 edifícios, o Governo integrou o Castelo de Cerveira como uma das prioridades, e cujo processo se prevê que vá agora avançar.