“Vila Nova de Cerveira é a capital da juventude e da arte na imensa comunidade portuguesa” - Ministro da Educação

2017/07/26

Recordando a sua juventude e as visitas regulares às Bienais Internacionais de Arte de Cerveira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, presidiu na segunda-feira a sessão de inauguração da VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que se prolonga em Vila Nova de Cerveira até ao próximo sábado.

No total são cerca de 250 participantes, 180 dos quais jovens artistas, que fazem de Vila Nova de Cerveira “a capital da juventude e da arte na imensa comunidade portuguesa”, segundo referiu o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na sessão de abertura do evento. Sublinhando a “generosidade” da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) em”dar a mão a este evento”, acrescentou: “É uma prenda muito valiosa para todos, e de que melhor forma, ser aqui na mais antiga e reconhecida bienal de arte da Península ibérica”.

O Presidente da FBAC, Fernando Nogueira, agradeceu ao Governo por ter trazido para Vila Nova de Cerveira a VIII Bienal dos Jovens Artista da CPLP. “A Bienal de Cerveira merece este reconhecimento, numa altura em que está prestes a assinalar o seu 40.º aniversário […] este alargamento dos horizontes aos países da CPLP é agora um sonho concretizado”.

Marcou também presença no evento o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho, que deixou uma mensagem aos participantes: “devem ser os jovens a concretizar e a ser protagonistas das suas próprias histórias“. Agradecendo às entidades organizadoras, sublinhou o ambiente criativo da ‘vila das artes’ afirmando não ter encontrado “portas fechadas, mas uma total abertura e disponibilidade […]. São dias de profunda partilha”.

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa apresenta, assim, até sábado uma exposição no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cerveira, espaço que foi palco das primeiras edições da bienal de arte mais antiga do país.

Após uma semana de intercâmbio, o encerramento dos trabalhos será também presidido pelo Ministro da Educação (titular das pastas da Juventude e do Desporto), no próximo sábado, dia 29 de julho, às 15h30, sendo que o programa incluirá uma visita à XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Numa organização do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a iniciativa pretende promover o intercâmbio entre os jovens da CPLP, bem como o debate de temas com base nas perspetivas culturais de cada um e nas diversas formas de expressão.