Passar para o Conteúdo Principal

Antiga Escola Primária de Lovelhe aguarda regresso de crianças com ATL

Img 7958 1 980 2500
11 Agosto 2017

Com uma oferta lúdico-pedagógica há mais de 20 anos, o ATL de Lovelhe vai mudar de instalações nos próximos dias, após uma profunda beneficiação do edifício da antiga escola primária da freguesia, num investimento superior a 35 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Dinamizada pela Associação de Pais da Escola Primária e Infantil de Lovelhe (APEPIL) e pelo Centro Social Paroquial de Lovelhe, a valência de ATL naquela freguesia funciona, há mais de duas décadas, no edifício sede da Junta de Freguesia, mas com condições pouco adequadas para a boa concretização das atividades propostas, uma vez que se situa na cave.

Atenta ao problema, e indo ao encontro das sugestões e alertas manifestados pela Segurança Social, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em sintonia com a União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe, avançou com os trabalhos de beneficiação necessários no edifício da antiga escola primária da freguesia. O objetivo é que aquele espaço por onde passaram várias gerações de lovelhenses, possa continuar a servir a população neste conceito de aprendizagem e diversão.

Para além de garantir uma sede de trabalho, a colaboração estabelecida é também uma forma da autarquia devolver a utilidade pública ao património municipal, preservando os elos afetivos com a comunidade envolvente.

Relativamente ao edifício sede da Junta em Lovelhe que ficará desocupado, é intenção da União de Freguesias iniciar, de imediato, a empreitada para remoção da atual cobertura em amianto, considerada prejudicial para a saúde humana e dar-lhes novas afetações de caráter público.