Autarquia mantém apoios escolares para ano letivo 2017/2018

2017/09/04

No início de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a apostar forte na Educação e os apoios financeiros superam, uma vez mais, aquilo que são as obrigações legais dos municípios, a par de importantes investimentos que estão em curso no parque escolar.

Com o objetivo de oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos, por um lado, e de apoiar os agregados familiares, por outro lado, o Município cerveirense continua a garantir passes escolares gratuitos a todos os alunos do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade que frequentam os estabelecimentos de ensino ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes no concelho. Introduzido por este executivo em 2015, o alargamento dos transportes gratuitos aos estudantes do ensino secundário teve um impacto muito positivo.

No que diz respeito aos manuais escolares, e apesar do Ministério da Educação ter aplicado o regime de gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública previsto no Orçamento de Estado para 2017, a autarquia cerveirense decidiu atribuir aos alunos do 1.º ciclo, beneficiários dos escalões 1 e 2 (A e B), apoio suplementar para a aquisição dos cadernos de atividades e material escolar.

Estas duas propostas de apoio escolar foram aprovadas por unanimidade na reunião de câmara da passada quarta-feira. Mas a prioridade ao nível da Educação não se fica pelos apoios escolares. Ao nível das infraestruturas, a Câmara Municipal tem procedido a melhorias significativas que estão a ser efetuadas no parque escolar, desde beneficiação de salas de aula, de empreitadas de requalificação das envolventes dos estabelecimentos de ensino, assim como o trabalho em prol da elaboração de um projeto de requalificação da Escola Básica e Secundária.

O Município de Vila Nova de Cerveira espera que o ano letivo 2017/2018 arranque dentro da normalidade.