Passar para o Conteúdo Principal

DGARTES apoia projeto da FBAC com 40 mil euros

Dgartes apoia projeto da fbac com 40 mil euros 1 980 2500
20 Setembro 2017

Já são conhecidos os resultados finais do Programa de Apoio Direto para Projetos Pontuais de 2017 no domínio da Programação, promovidos pela Direção-Geral das Artes. Após a apreciação de um total de 93 propostas, serão apoiadas 15 entidades artísticas, sendo a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) uma das abrangidas.

Correspondendo a um dos quatro projetos apoiados na zona norte do país e o único a nível nacional na área das Artes Plásticas, a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro” é apoiada com o valor de 40 mil euros.

O calendário de atividades que integra o projeto gira em torno da comemoração dos 40 anos da bienal de arte mais antiga do país, sendo que os aspetos fundamentais que marcaram o evento ao longo da sua história servirão agora de base para a sua reinvenção e projeção no futuro.

Para além da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que terminou no passado dia 16 de setembro, a candidatura engloba ainda inúmeras atividades que se prolongam até agosto de 2018. “Este é um projeto arrojado que, assente na democratização e descentralização da cultura, abrange um programa expositivo inovador, incluindo também itinerâncias da Coleção. As atividades do serviço educativo são também uma forte aposta nesta candidatura, cumprindo com um compromisso de intervenção cultural e educacional”.

No total, a Direção-Geral das Artes concede 450 mil euros a Projetos Pontuais, sendo esta verba distribuída por cinco projetos de 20 mil euros; cinco projetos de 30 mil euros e outros cinco de 40 mil.

Texto da responsabilidade da Fundação Bienal de Arte de Cerveira