Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira mantém-se no topo das exportações e do poder de compra

2017/11/15

Em 2016, a Região Norte exportou mercadorias num valor superior a 20 mil milhões de euros, gerando um crescimento na ordem dos 5,8%. O contributo das empresas de Vila Nova de Cerveira é muito significativo, assegurando 2,5% do total das exportações do Norte, integrando a fileira dos concelhos mais exportadores entre os 86, e mantendo-se como o 2º a nível distrital. A conclusão consta da publicação “NORTE ESTRUTURA – edição Outono de 2017”, da CCDR-N.

A participação das empresas da Região do Norte no comércio internacional de mercadorias tem registado níveis de crescimento muito assinaláveis das exportações, destacando-se sobretudo a fileira do têxtil e do vestuário e alguns produtos da fileira automóvel, bem como as máquinas, aparelhos e materiais elétricos, o calçado, os produtos da fileira florestal e os metais comuns, entre outros produtos.

Mais de metade do valor das exportações do Norte correspondeu, em 2016, a mercadorias exportadas por empresas, cuja sede se localiza em oito dos 86 municípios da região (Vila Nova de Famalicão, Maia, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Braga, Porto e Viana do Castelo), a que se juntam 10 municípios com mais quase um terço do total das exportações regionais (Oliveira de Azeméis, Felgueiras, Matosinhos, Barcelos, São João da Madeira, Vila do Conde, Santo Tirso, Bragança, Vila Nova de Cerveira e Trofa). Analisando os dados ao nível distrital, as empresas de Viana do Castelo asseguraram no ano passado 4% das exportações da Região do Norte, seguindo-se Vila Nova de Cerveira com 2,5%.

Considerando que 2016 foi um ano de forte abrandamento do comércio internacional à escala global, o facto das exportações da Região Norte terem crescido 5,8% em valor é um resultado notável, que só pode ser interpretado como um sintoma de um acréscimo de competitividade.

Paralelamente, o “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2015”, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, revela que Vila Nova de Cerveira apresenta um indicador per capita acima da média alto-minhota (79.87), alcançando os 82.74, logo atrás das duas cidades do distrito, Viana do Castelo e Valença.