Passar para o Conteúdo Principal

Mais de 400 crianças do concelho vão ter aulas de remo

2017/11/16

Integrada na disciplina de Educação Física, os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira passam a usufruir da prática de remo, num processo formativo contínuo. Trata-se de uma aposta conjugada das vertentes educativa e desportiva que resulta num protocolo assinado, há dias, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o Agrupamento de Escolas do concelho e a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC).

Considerando o papel fundamental na formação dos jovens e o grande impacto da modalidade no concelho, aliado ao projeto educativo do agrupamento e à política municipal para o desenvolvimento da náutica em Vila Nova de Cerveira, mais de 400 crianças a frequentar o 2º e 3º ciclo vão iniciar formação no remo, com aulas nas instalações da ADCJC.

Numa primeira fase, o protocolo visa as 180 crianças que frequentam as turmas do 5º e 7º anos para, a partir de janeiro, ser alargado aos restantes anos de escolaridade (6º, 8º e 9º anos), abrangendo na totalidade mais de 400 alunos. A experiência vigora ao longo do 1º e 2º período do presente ano letivo, sendo posteriormente analisada a sua continuidade entre as entidades envolvidas.

“A valorização dos nossos rios, através do desenvolvimento da vertente náutica no concelho, é um dos nossos compromissos para este mandato. Há projetos em cima da mesa, mas é altamente gratificante conseguirmos envolver crianças e jovens num primeiro contacto e experiência com a prática do remo, pelos inúmeros benefícios reconhecidos ao nível físico, pela vertente formativa e pela partilha de valores”, assegura o edil cerveirense, Fernando Nogueira, acrescentando: “É muito importante sentir a abertura por parte do Agrupamento para esta interação em torno de projetos de interesse para toda a comunidade”.

Com cerca de 80 títulos nacionais conquistados, a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) é uma das referências nacionais remo, com seis dezenas de atletas distribuídos pelos diversos escalões (Benjamins, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos).