Concurso Internacional para Travessia Pedonal Cerveira-Tomiño: 26 propostas conhecidas quinta-feira

2017/12/18

Terminado o prazo para apresentação de propostas, a Deputación de Pontevedra recebeu 26 ideias de projeto para a futura travessia pedonal sobre o rio Minho, a ligar os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. Na próxima quinta-feira, o júri internacional reúne em ato público, na Sala de Xuntas da Deputación, para revelar as caraterísticas de cada projeto submetido. Até final de fevereiro serão conhecidos os três projetos que passam à 2ª fase.

Lançado em setembro, o Concurso Internacional de Ideias para a travessia pedonal transfronteiriça entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño teve um excelente acolhimento de entidades profissionais, resultando em 26 propostas que deram entrada na Deputación de Pontevedra, entidade promotora do concurso no âmbito de uma parceria com o Municípios de Vila Nova de Cerveira e com o Concello de Tomiño.

Para que o processo fosse totalmente transparente, as propostas, sem identificação dos autores, foram apresentadas em dois envelopes fechados e identificados unicamente com um lema: um respeitante às particularidades técnicas e o outro com os dados dos autores. Garantido este método, a Deputación de Pontevedra convocou o júri internacional para, na próxima quinta-feira, procederem, em ato público, à abertura das propostas (técnicas) para verificar se cumprem os requisitos.

Para este ato público foram convocados representantes da Deputación; do Município de Vila Nova de Cerveira e do Concello de Tomiño; do Colégio de Arquitetos de Galicia; do Colégio de Engenheiros de Caminhos, Portos e Canais; da Ordem dos Engenheiros de Portugal; da Ordem dos Arquitetos de Portugal; da Comandancia Naval do Miño.

Segundo explicou o deputado de Cooperação Transfronteiriça Uxío Benítez, a Deputación de Pontevedra, o Município de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño estão à procura “das melhores e mais inovadoras e enriquecedoras propostas” para unir a província de Pontevedra e o Norte de Portugal através de uma travessia para peões e ciclistas que permitirá criar um espaço público comum, o primeiro europarque da Península Ibérica, unindo o atual Parque do Castelinho em Vila Nova de Cerveira com o Espazo Fortaleza de Tomiño.

Os autores dos três desenhos finalistas recebem uma verba de participação de 10.890,00 euros cada um e serão convidados a participar na segunda fase de seleção para a elaboração do anteprojeto da ponte. O contrato para reatar este anteprojeto será adjudicado ao vencedor por um montante de 54.450,00 euros. Após este processo, é que avançará com as autorizações necessárias e pareceres dos organismos competentes para poder desenvolver a obra. Na terceira fase, e após obtidas as autorizações, a Deputación encarregará o vencedor de elaborar o projeto construtivo definitivo, com um orçamento máximo de 121.880,00 euros.

De realçar que a elaboração do desenho da travessia pedonal sobre o rio Minho enquadra-se numa das atividades do projeto VISIT_RIO_MINHO apresentado à primeira convocatória do Programa Operativo España-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Interreg V-A, numa candidatura conjunta da Deputación de Pontevedra com a CIM Alto Minho, os concelhos do Norte de Portugal, a Fundación CEER, o Centro Tecnológico do Mar e a Universidade de Vigo. Este projeto obteve um cofinanciamento de 75% de fundos FEDER no marco da referida convocatória do POCTEP 2014-2020 Interreg V A, com um orçamento total aprovado de dois milhões de euros, com uma comparticipação da União Europeia que chega a 1.500.000 euros.