Requalificação do Estádio 1º de Janeiro inaugurada oficialmente em dia de aniversário

2018/01/02

O primeiro dia deste novo ano foi de celebração a triplicar para a Associação Desportiva de Campos. Às boas-vindas a 2018 juntou-se a comemoração do 43º aniversário da coletividade e a inauguração oficial da requalificação do Estádio 1º de Janeiro (novos balneários e relvado sintético) executadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, suportado pelo protocolo celebrado com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Campos e Vila Meã. O ambiente foi de festa desportiva e em comunidade. O ambiente foi de festa desportiva e em comunidade.

As renovadas instalações já estavam a ser utilizadas pela AD Campos, desde o início de novembro, de forma a usufruir no imediato das excelentes condições resultantes da requalificação encetada em 2015. Contudo, pela dimensão da obra e pela sua importância na ação desportiva, tornava-se imperiosa a marcação de um ato inaugural simbólico.

Para reunir a ‘família’ da AD Campos e amigos, nada melhor do que fazer coincidir a inauguração com a celebração do 43º aniversário da sua constituição – 1 de janeiro de 1975 – que ditou também o nome atribuído ao estádio - 1º de janeiro.

Com uma grande presença da comunidade de Campos, o descerramento da placa que perpetuará esta ação contou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, do Vice-presidente Vitor Costa, da Vereadora Aurora Viães, do Presidente da AD Campos, Miguel Malheiro, do Presidente da União de Freguesias de Campos e Vila Meã, Joaquim Hilário, do Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Jorge Sárria, do Presidente do Clube Desportivo de Cerveira, Júlio Dantas e do Presidente do Centro de Cultura de Campos, Roleira Marinho. De seguida, o pároco Eugénio de Araújo procedeu à cerimónia da bênção das obras de requalificação.

O edil cerveirense agradeceu a colaboração e compreensão das entidades envolvidas, e sublinhou que está agora disponível para toda a comunidade o que era “um sonho com décadas” e “um compromisso assumido e concretizado por este executivo logo no primeiro mandato”. Fernando Nogueira afirmou ainda que “a autarquia está empenhada em continuar o esforço de melhoria daquelas instalações desportivas, de forma a ter um parque verdadeiramente atrativo no âmbito desportivo e de lazer, como também para usufruição da beleza natural associada ao rio Minho e à Ecovia”.

Com um investimento de 650 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal, a intervenção foi executada em duas fases entre 2015 e 2017. Durante a 1ª fase foi construída a estrutura em betão do edifício do Estádio 1º de Janeiro, seguiu-se a 2ª etapa que consistiu no acabamento e apetrechamento da estrutura onde funcionam os balneários/vestiários para as equipas e árbitros, assim como a criação de um posto de primeiros socorros e de apoio médico, culminando com a colocação do relvado sintético.