Bienal de Cerveira abre Concurso Internacional

2018/02/02

Já se encontra aberto o Concurso Internacional da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja apresentação de propostas decorre até 30 de março 2018. A bienal de arte mais antiga do país regressa de 10 de agosto a 23 de setembro, para celebrar os seus 40 anos, sob o tema “Artes Tradicionais e Artes Digitais – o Discurso da (Des)Ordem”.

O concurso é destinado a artistas de todo o mundo, sendo que cada concorrente terá de apresentar, para além das obras a concurso, um portfólio da sua carreira artística, um currículo completo e uma memória descritiva. “Serão premiados trabalhos cujo teor, além da qualidade, sejam relevantes no panorama da Arte Contemporânea e correspondam ao tema proposto”, refere o coordenador artístico do evento, Cabral Pinto. No total, prevê-se a atribuição de 20 mil euros nos Prémios Câmara Municipal (Aquisição) e Prémio Revelação (Aquisição).

Assinalando os seus 40 anos, o certame manterá o formato adotado desde a primeira Bienal (1978), um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com o Ensino Superior das Artes a nível Europeu. O evento envolve, para além do concurso internacional: representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas; artistas convidados nacionais e estrangeiros; Homenagem a Cruzeiro Seixas; espetáculos; conferências e debates; ateliers e workshops; visitas guiadas; entre outros.

De salientar que, nas últimas décadas, a Bienal Internacional de Arte de Cerveira se afirmou como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas no nosso país sendo, sem dúvida, um evento de referência para a cultura artística nacional.