‘In Common Sports’ arranca com 1º Reunião Transnacional

2018/02/16

Vila Nova de Cerveira acolheu, esta semana, uma comitiva dos parceiros do projeto internacional ‘In Common Sports’ para uma primeira reunião de trabalho de definição da estratégia e de conhecimento in loco do impacto das Olimpíadas Intergeracionais. Autarca Fernando Nogueira deu as boas-vindas aos representantes da Bulgária, Grécia, Hungria e Itália, reiterando o contributo pioneiro em prol da saúde e bem-estar da população sénior através do desporto.

Com o período de execução entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, o ‘In Common Sports’ está já a dar os primeiros passos. Depois da apresentação pública em cada um dos países envolvidos, o Município de Vila Nova de Cerveira - enquanto líder do projeto - e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) - na qualidade de parceiro estratégico - organizaram, entre esta quarta e sexta-feira, uma reunião de trabalho com a presença do consórcio de parceiros.

À equipa de técnicos da autarquia cerveirense e do IPVC destacada para a articulação e desenvolvimento do projeto, juntaram-se os representantes do Município de Cesena (Itália), Valeria Rossi e Federica Cuni, do Município de Trikala (Grécia), Giannis Giakas, do Município de Aksakovo (Bulgária), Neli Petrova e Stefani Yordanova, e da Associação Zoldpont (Hungria), Péter Cziráki e Márton Dvorák.

Dando as boas-vindas aos presentes numa sessão de trabalho nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realçou a importância desta iniciativa “na partilha de conhecimentos e de realidades de outros países no âmbito da melhoria das condições de vida e potenciação de estilos de vida saudáveis junto da população sénior”. Fazendo votos de sucesso para o trabalho proposto, Fernando Nogueira agradeceu a presença e a interação de todos “num projeto pioneiro que prima pelo envolvimento das populações”.

O programa de três dias incluiu um conjunto de reuniões preparatórias de forma a articular e agilizar a implementação do projeto. Para além da formalização de alguns acordos internos, foram igualmente auscultadas dificuldades, potenciados pontos convergentes, delineadas regras, apresentado o website e elaborada a calendarização para os três anos.

Tendo como principal objetivo aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa através de um estudo que envolverá 350 participantes, a comitiva teve ainda a oportunidade de participar numa sessão de formação ministrada pela equipa líder da investigação da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, nas próprias instalações em Melgaço, de forma a coordenar a metodologia no âmbito do estudo científico proposto no projeto. Esta sessão contou ainda com a presença dos técnicos de todas as autarquias do Alto Minho envolvidos nas Olimpíadas Intergeracionais.

Pelos resultados positivos alcançados em três anos (2015-2017), o projeto das Olimpíadas Intergeracionais será replicado em mais quatro países da Europa, fruto da aprovação da candidatura ‘In Common Sports - Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, num financiamento superior a 300 mil euros.