De Vila Nova de Cerveira a Santiago de Compostela, a pé e por etapas

2018/03/01

Entre 11 de março e 9 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira promove a realização do caminho até Santiago de Compostela em seis etapas, assegurando transporte do ponto de partida e o respetivo regresso. Participação tem inscrição obrigatória, com um custo simbólico de 6 euros por etapa, limitada a 50 pessoas. Link

Integrada na atividade ‘Cerveira Saudável’, esta iniciativa tem como objetivo dinamizar o Caminho Português da Costa a Santiago de Compostela, proporcionando a oportunidade de fazer o percurso e desfrutar de uma experiência inesquecível.

Assim, as seis caminhadas agendadas pela autarquia cerveirense, em parceria com o Clube Celtas do Minho, acontecem aos segundos domingos, entre os meses de março e setembro (com exceção de agosto). As etapas a percorrer têm distâncias diárias entre os 19 e os 29 quilómetros, sendo limitadas a 50 participantes para cada percurso.

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

• o primeiro trilho acontece a 11 de março, percorrendo uma distância de 25 quilómetros entre Vila Nova de Cerveira e Tuy. O ponto de partida é na Junta de Freguesia de Gondarém, às 7h30.

As restantes etapas têm ponto de encontro junto à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, sempre às 7h30, para que os inscritos sejam levados de autocarro ao respetivo ponto de partida.

• 8 de abril, será a vez do percurso entre Tuy e Redondela, ao longo de 29 quilómetros, sendo a etapa mais longa;
  • 13 de maio, os 24 quilómetros entre Redondela e Pontevedra;
  • 10 de junho, a etapa é de 23 quilómetros entre Pontevedra e Caldas de Rei;
  • 8 de julho, está marcado o percurso entre Caldas de Rei a Padrón, ao longo de 19 quilómetros, assumindo-se como a etapa mais curta;
  • 9 de setembro, a tão desejada chegada a Santiago de Compostela, com saída de Padrón, percorrendo os 24 quilómetros finais.

As inscrições para as seis etapas já estão abertas, com os interessados a poder efetuar o registo para um ou todos os percursos propostos, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfo7NqL5fk_GH2WmBZ1v4pTcqsd9-d4MSnhvm0YqVa733sksQ/viewform

O custo por participante resume-se ao valor correspondente à inscrição fixada em 6 euros por etapa, mais os bens alimentares que considerem necessários para a realização dos percursos.

A hora prevista de chegada de autocarro à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (ponto de encontro de cada etapa) é entre as 16h30 e as 17h00.