Cineteatro recebe Palestra Gratuita ‘Entender o Autismo’

2018/03/06

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Vencer Autismo, organiza a 21 de março, pelas 18h00, a palestra “Entender o Autismo” no Cineteatro de Cerveira. Trata-se de uma ação de sensibilização de caráter informativa e interativa, que decorre pela primeira vez no distrito de Viana do Castelo. A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias. Link

Dirigida a profissionais de saúde, professores, auxiliares de educação, pais e familiares de crianças com perturbação do espectro do autismo, bem como público em geral, a palestra é conduzida pelos fundadores da Associação Vencer Autismo, Susana Silva e Joe Santos, que vão abordar temas sobre o autismo em geral, procurando sensibilizar para a mudança do estigma negativo.

Licenciada em Gestão de Marketing, Susana Silva fez o seu percurso profissional em grandes empresas nacionais onde adquiriu vasta experiência em gestão. Casada, mãe de 3 filhos; a mais velha com PEA, fundou em 2010 a Associação Vencer Autismo da qual é a atual Presidente. Joe Santos é um empreendedor social e orador internacional com influências de quatro culturas diferentes. Após 25 anos dedicado aos negócios e à tecnologia, direciona agora o seu foco exclusivamente em projetos que têm um impacto positivo na humanidade, sendo o co-fundador da Vencer Autismo. Mais de 10.000 pessoas assistiram e emocionaram-se nas suas conferências, onde partilha com paixão, as lições que a vida e principalmente o autismo lhe tem ensinado. Entre outras lições de vida, ele partilha o que já sabe: que a recuperação do autismo é possível.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, com o apoio da autarquia cerveirense, a participação na palestra é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias, podendo ser efetuadas através do site da Associação ou pelo seguinte link. O certificado de participação tem um custo de 5 euros, sendo solicitado no dia da palestra.

A Vencer Autismo dedica grande parte dos seus recursos a informar sobre o que é o autismo, consciencializando sobre esta realidade esclarecendo o falso estigma negativo que há a volta do autismo e o seu prognóstico futuro, tendo já ajudado mais de 400 crianças e suas famílias. O objetivo desta Associação é ajudar pais e crianças autistas, fornecendo informação, meios e apoio terapêutico e psicológico a todos aqueles que convivem com indivíduos que sofrem de transtornos do espectro autista.

Com as causas ainda desconhecidas, aproximadamente 1% de todas as crianças do mundo têm autismo. Pode afetar pessoas de todas as nacionalidades e origens culturais, religiosas e sociais, embora pareça afetar mais homens do que mulheres (quatro homens por cada mulher).