Tradicional Convívio Pascal levou utentes de IPSS’s a Ponte de Lima

2018/03/22

À semelhança dos anos anteriores, os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Vila Nova de Cerveira participaram, esta quarta-feira, no Convívio Pascal promovido pela autarquia local. Num dia solarengo, o destino foi Ponte de Lima, percorrendo pela história de alguns dos espaços mais emblemáticos daquela que é considerada a 'Vila Mais Antiga de Portugal'.

Para além de conhecerem os Jardins do Arnado, os utentes das IPSS’s aderentes fizeram uma visita guiada ao centro histórico da vila, orientada por dois técnicos de turismo da autarquia limiana.

Com a presença da Vereadora da Ação Social, Aurora Viães, o roteiro de cariz histórico e lúdico proporcionou, desde logo, o desfrute do Largo de Camões e a panorâmica sob o rio Lima e ponte romana. Houve tempo ainda para um passeio pelas principais artérias da vila, entre elas aquela que foi a primeira rua de Ponte de Lima, uma visita à Igreja Matriz, à Torre da Cadeia Velha, e até ao registo bem visível nas paredes das piores cheias que afetaram aquela vila. O almoço-convívio decorreu nas instalações da Escola Superior Agrária do IPVC.

Integrada no Grupo ‘Dar Vida aos Anos’, esta iniciativa, com caráter anual, visa proporcionar momentos de confraternização e lazer aos munícipes institucionalizados do concelho, através da comemoração de uma tradição alto-minhota, a quadra pascal. As instituições participantes foram o Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Social e Paroquial de Gondarém, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda e o Lar Maria Luísa da Santa Casa da Misericórdia.