Inaugurada exposição itinerante dos 24 projetos do Concurso Internacional de Ideias para a Ponte Pedonal Cerveira-Tomiño

2018/04/20

O Concurso Internacional de Ideias para a construção da nova travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, ligando os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, está a dar os seus últimos passos. Esta quinta-feira, foi inaugurada, em Pontevedra, uma exposição itinerante para mostrar ao público os 24 projetos admitidos, com destaque para as três propostas finalistas. Trabalhos vão estar patentes até 4 de maio, para depois ficarem expostos em Cerveira e em Tomiño, em datas a anunciar.

Na sessão da inauguração estiveram presentes a presidente da Deputación, Carmela Silva, e o deputado de Cooperação Transfronteiriça, Uxío Benítez, acompanhados pela alcaldesa de Tomiño, Sandra González, e pelo vice-presidente de Vila Nova de Cerveira, Vitor Costa, além dos representantes das três propostas vencedoras: ‘Raia’, de Álvaro Siza e Jorge Amorim Nunes da Silva; ‘Caminho do Rio’ de Javier Zubia e Paula Teles; e ‘Una línea sobre el Miño’ das sociedades Burgos & Garrido e Bernabeu Ingenieros.

O deputado da Cooperação Transfronteiriça assegurou que “era necessário dar visibilidade não só aos três vencedores, como também a todos os projetos admitidos”. Uxío Benítez explicou que começa agora a 2ª fase do concurso, que consiste num procedimento negociado para a contratação de um projeto base, “perspetivando-se que esteja resolvido até ao Verão”, de forma a que o projeto final possa ainda ser conhecido este ano. Benítez indicou que ao logo de 2019 “será necessário obter todas as autorizações e pareceres sectoriais para se concluir o processo que integra o projeto Visit Rio Minho financiado pelo Interreg”.

Por sua vez, a alcaldesa de Tomiño agradeceu a todos os envolvidos, pois “num momento em que está na moda construir muros, nós estamos procurando pontes”. Sandra González destacou que “este fantástico projeto é um sonho que Tomiño e Cerveira querem tornar realidade”, e admitiu que “vai levar tempo e dificuldades”, mas “apesar de levar tantos séculos separados por essa fronteira artificial, Tomiño e Cerveira sempre estiveram unidos e a ponte consolidará essa união”.

Também o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vítor Costa, sublinhou o “êxito desta iniciativa”, e adiantou que “o júri vai ter muitas dificuldades para escolher uma única proposta de entre as três finalistas, porque são todas brilhantes”. Vítor Costa realçou que “para Cerveira é de capital importância não só a união com Tomiño, que consideramos irmãos, assim como este projeto pretende ser um grande atrativo turístico”.

Sublinhando “o objetivo tão belo como é unir territórios, unir dois concelhos de dois países distintos”, a presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, aproveitou para “reivindicar que as administrações encarregadas dos pareceres sectoriais sejam ágeis e rápidas”. Do mesmo modo, fez um apelo “aos governos de Espanha e de Portugal para que disponibilizem recursos para colocar em marcha a ponte entre Tomiño e Cerveira, usufruindo das grandes potencialidades do rio Minho”.

No ato de inauguração da exposição, estiveram presentes os representantes das três propostas finalistas que tiveram a oportunidade de explicar o conceito desenvolvido por cada uma das ideias, assim como deixar alguns dos pormenores técnicos que determinaram os desenhos das propostas.

A construção da nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho integra o projeto VISIT RIO MINHO, promovido conjuntamente pela Deputación de Pontevedra, a CIM Alto Minho, a Fundación CEER, o Centro Tecnológico do Mar, a Universidade de Vigo e os municípios do Norte de Portugal. VISIT RIO MINHO é cofinanciado ao 75 % por fundos FEDER da UE através da convocatória INTERREG V-A POCTEP 2014-2020 e tem por objetivo a qualificação e valorização ambiental dos recursos endógenos do território do Minho e a sua promoção como destino ecoturístico.