Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira recebe fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Cartaz   concurso nacional de leitura 1 980 2500
14 Maio 2018

Está agendada para esta quinta-feira, 17 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos 10 concelhos do Alto Minho. Vila Nova de Cerveira é o município anfitrião da prova que seleciona dois alunos por cada nível de ensino para representar o distrito na fase final do concurso, agendada para 10 de junho.

No total são 38 os alunos que, após terem passado a fase municipal, vão colocar à prova os seus conhecimentos junto de colegas de outras escolas do distrito, numa iniciativa que visa alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, para além do intercâmbio lúdico-pedagógico subjacente.

A jornada tem início às 10h30, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira com a realização de uma prova escrita, com caráter eliminatório, ficando apurados cinco alunos por cada nível de ensino. Concluída esta etapa, o Município de Vila Nova de Cerveira proporciona aos participantes uma visita guiada à VIII EDUCARTE – Mostra de Arte Infantojuvenil e ao centro histórico.

O período da tarde está reservado para a prova oral testando o conhecimento, a leitura e a argumentação dos alunos apurados, mediante as obras selecionada para cada nível de ensino: “Um Fidalgo de Pernas Curtas”, de Ilse Losa (1º ciclo); “O Caderno do Avô Heinrich”, de Dinis Tomé (2º ciclo); “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway (3º ciclo); e “O Perfume: História de Um Assassino”, de Patrick Süskind (Secundário). Esta etapa decorre no Cineteatro de Cerveira, aguardando-se cerca de 150 alunos que na plateia, vão apoiar os concorrentes, para além de aplaudirem um momento musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão.

Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, esta iniciativa é promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e tendo como media partner a RTP.