Forte e Estação Arqueológica de Lovelhe próximo da classificação como Sítio de Interesse Público

2018/05/22

Foi publicado em Diário da República, o Projeto de Decisão que ditará a tão pretendida classificação como Sítio de Interesse Público (SIP) do Forte e Estação Arqueológica de Lovelhe, no concelho de Vila Nova de Cerveira. Processo administrativo, que foi encetado em 1977, encontra-se em consulta pública até 18 de junho. Autarquia destaca importância deste desfecho para a proteção, conservação e valorização futura daquele conjunto.

À semelhança do Fortim da Atalaia – classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP) em 2017, após 38 anos -, também o procedimento administrativo de classificação do Forte e Estação Arqueológica de Lovelhe já se arrasta há quatro décadas, mas tudo indica que ficará brevemente resolvido. A Direção-Geral do Património Cultural formalizou, em Diário de República, o projeto de decisão que sustenta o processo de classificação.

Segundo o dossier de fundamentação, o Forte e a Estação Arqueológica de Lovelhe “testemunham uma memória, identidade cultural cujo significado se contextualiza no âmbito nacional e não só. De fato, no mesmo local em termos de ocupação do território estão presentes elementos construídos de diferentes cronologias que per si têm valor excecional no contexto histórico-social, arqueológico, arquitetónico, técnico-científico, bem como em termos paisagísticos, paisagem humanizada”. É ainda assegurado o seguinte: “Estamos assim perante valores culturais que importam proteger, conservar e salvaguardar dado a sua singularidade e autenticidade no âmbito do património cultural português e ibérico”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realça mais uma excelente notícia em prol da preservação e valorização do património cultural do concelho, e que pode viabilizar a criação do Núcleo Museológico de Lovelhe, a recuperação do Forte de Lovelhe e o aprofundamento da exploração das valências da Quinta do Forte de Lovelhe. Para Fernando Nogueira, o objetivo é tornar o Forte de Lovelhe um espaço visitável e acessível à comunidade cerveirense e turistas, porque “não há no Norte Peninsular uma estação arqueológica tão rica como o Forte de Lovelhe”.

O Forte de Lovelhe e a Estação Arqueológica de Lovelhe localizam-se no lugar da Breia, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe. É formado por um amplo conjunto patrimonial que inclui a Fortaleza, mas também um vasto conjunto de ruínas arqueológicas que têm vindo a ser intervencionadas desde a década de 80 pelo Prof. Doutor Carlos A. Brochado de Almeida, dando a conhecer vários vestígios provenientes das seguintes ocupações – forte setecentista – igreja medieval – villa romana – habitat da idade do ferro.

A publicação em Diário da República do Projeto de Decisão está assinada pela Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, estando em consulta pública até 18 de junho. Pode ser consultado através da Direção Geral do Património Cultural: DGPC (Património/Pesquisa de Património Imóvel/ Classificação de Bens Imóveis e Fixação de ZAP/Consultas Públicas/Ano em Curso).