'Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade' organiza atividades de turismo e desporto inclusivo

2018/07/10

O rio Minho será o protagonista de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço de 2018. A Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade promove, durante o mês de julho, atividades de turismo e de desporto inclusivo. A doca adaptada de Goián no Espaço Fortaleza será o ponto de partida destas jornadas náuticas partilhadas por Cerveira e Tomiño.

O projeto foi apresentado no passado dia 10 de julho ao público, numa sessão que teve lugar na doca adaptada de Goián. Presidido pela Alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, o ato foi o ponto de partida de uma série de caminhos turísticos e desportos que têm como objetivo mostrar o património do rio Minho e as suas áreas de influência. Representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da associação Vontade, participaram também no evento, celebrado ao lado da praia fluvial de Goián.

Conforme relatado pelos organizadores da atividade, haverá três modalidades de participação:

1. DESPORTO TURÍSTICO INCLUSIVO para mostrar o património cultural e fluvial do rio Minho \ 16, 18, 26 e 31 de julho
2. ORIENTAÇÃO INCLUSIVA, destinada a testar a capacidade de coordenação e trabalho de equipa dos participantes \ 24 de julho
3. PROVA DE SLALOM, realizado por equipas num percurso traçado, num tempo determinado com diferentes níveis de dificuldade.

O projeto “Desporto Náutico Inclusivo” foi apresentado conjuntamente no OPT 2018 pela Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade e a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC), e terá continuidade em outono com a divulgação da modalidade de desporto do Remo a estudantes entre os 8 e os 18 anos de ambos os concelhos.

De acrescentar que o Orçamento Participativo Transfronteiriço faz parte da Agenda Estratégica de Cooperação Cerveira-Tomiño, um projeto cofinanciado ao 75% pela convocatória INTERREG VA POCTEP, fundos da FEDER da UE.

Para mais informações e inscrições contacte:

Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade | 0034 986 623 044 | info@vontade.org