Bienal de Cerveira: Castelo acolhe intervenção artística inédita

2018/07/18

No ano em que se assinalam os 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o artista Acácio de Carvalho está a desenvolver uma intervenção inédita no Castelo de Cerveira, que propõe ao público uma nova leitura do monumento.

Trata-se de uma intervenção artística contemporânea com dimensões entre 30 a 50 metros de largura, com 2 a 4 metros profundidade e 10 a 12 metros de altura que está a ser instalada na zona frontal e nas torres do Imóvel de Interesse Público. “O objetivo é trabalhar uma temática muito próxima do espírito dos ambientes e da vida à volta da história dos castelos, com a necessidade de defesa que a muralha representa, das suas lutas e das suas vivências, conjugando o desafio do conceito de um espaço físico muito próprio e ícone da vila e a composição artística contemporânea”, explica o autor.

A iniciativa surge a convite do coordenador artístico da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, que seguindo o mote do Ano Europeu do Património Cultural desafiou o artista Acácio de Carvalho “a apropriar-se do espaço e a criar novas oportunidades de relação entre o público e este que é um dos ex-líbris de Vila Nova de Cerveira”.

A composição estrutura-se através de elementos geométricos, tubos de PVC em diferentes cores, criando formas tridimensionais escultóricas, estruturadas como se de um “assalto” ao Castelo se tratasse, neste caso envolvendo-se na pedra granítica das paredes, podendo ser observadas de diferentes ângulos do espaço envolvente.

De recordar que o artista Acácio de Carvalho, premiado no evento em 2001, já tinha elaborado um mural com cerca de 20 metros de altura em 2013, alusivo aos 25 anos do evento.

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira associa-se ao Ano Europeu do Património Cultural com a 20.ª edição da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica, como um exemplo de valorização e promoção do património cultural europeu, integrando assim o calendário de atividades nacional. A inauguração decorrerá a 10 de agosto (sexta-feira), às 16h00, no auditório do Fórum Cultural de Cerveira.