Bienal de Cerveira é inaugurada esta sexta-feira pelo Ministro da Educação

2018/08/07

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai presidir a inauguração da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre esta sexta-feira, 10 de agosto, no Fórum Cultural de Cerveira. Por motivos de organização interna a cerimónia será antecipada para as 15h30.

Assinalando os seus 40 anos, a 20.ª edição da bienal de arte mais antiga do país presta a sua homenagem a um dos máximos expoentes do surrealismo português, o mestre Cruzeiro Seixas, que também marcará presença na abertura do evento. Voltando-se a realizar em anos pares, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira está de regresso e volta a marcar o calendário nacional de eventos de 10 de agosto a 23 de setembro, sob o tema “Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem”.

“O momento é, claramente, de celebração de um êxito conquistado e consolidado ao longo de décadas. Estão todos convidados a participar na inauguração desta edição simbólica, que vai apresentar mais de 600 obras de 400 artistas de mais de 30 países”, refere o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira.

Cruzeiro Seixas, um dos máximos expoentes do surrealismo português, é o artista homena-geado e será apresentada uma retrospetiva da sua obra plástica e poética. Através das 120 peças em exposição, provenientes de coleções públicas e privadas, será proposta ao público uma nova reflexão sobre o movimento artístico.

Mantendo-se estruturado segundo o modelo que a caraterizou ao longo de um percurso iniciado em 1978, o evento integra ainda projetos curatoriais, artistas convidados, represen-tações de 21 instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, performances, residên-cias artísticas, workshops, ateliers infantis, conferências e debates, visitas guiadas e espetá-culos.

O ato inaugural será apresentado pela atriz Mariana Monteiro e contará, entre outros mo-mentos, com a atuação do maestro e compositor português, Rui Massena e a performance do artista coreano Shin Yong Gu.

Nas últimas décadas a Bienal Internacional de Arte de Cerveira tem-se afirmado como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas no nosso país, sendo um evento de referência para a cultura artística nacional e internacional. De recordar que é a bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica em termos de atividade.

Horário: segunda a sexta-feira: 14h30-22h30; sábados, domingos e feriados: 10h30-22h30
Bilheteira: Preço do bilhete normal 3€. Desconto de 50% com cartão jovem, de estudante e seniores com mais de 65 anos e pessoas com mobilidade reduzida. Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos.

Mais informações: gab.comunicacao@bienaldecerveira.pt | +351925973911