Festa da História 2018 com animação medieval alargada para crianças

2018/08/13

Sob a temática “Rainha Santa Isabel, Rainha Peregrina Jacobeia”, a edição deste ano da Festa da História de Vila Nova de Cerveira apresenta um maior e diversificado conjunto de atividades lúdicas medievais destinadas às faixas infantil e juvenil, para além da habitual programação transversal a todas as idades. A área de exposição também é alargada de forma a acolher as dezenas de mercadores, artesãos e espetáculos de rua. De 16 a 19 de agosto, embarque nesta viagem à Idade Média cerveirense.

Vila Nova de Cerveira propõe a recriação do reinado da Rainha Santa Isabel, pelo casamento com D. Dinis, evocando a sua intensa devoção jacobeia, cuja vida foi pródiga em factos piedosos dirigidos ao serviço dos pobres e necessitados, à Igreja e ao povo.

Com animação de rua a preceito, os quatro dias de feira medieval vão ser preenchidos com diversos momentos de interatividade com o público, num total de 50 animadores e 50 iniciativas, entre as quais espetáculos de teatro temáticos que relatam episódios da vida e da ligação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela. A programação é ainda complementada com música, falcoaria real, malabarismo e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios.

Um dos destaques desta edição vai para o cortejo medieval que marca o arranque da Festa da História e que conta com a participação de um grupo de 60 ‘príncipes’ e ‘princesas’, interpretadas por crianças do concelho de Vila Nova de Cerveira. O Torneio a Cavalo, agendado para sexta-feira às 22h00, e um espetáculo de Artes Circenses para sábado às 23h30, apresentam-se como outros atrativos a não perder.

Pelas diversas ruas do centro histórico e no Baluarte de Stª Cruz, cerca de 150 mercadores, artesãos e taberneiros, oriundos de várias regiões de Portugal e de Espanha, apresentam produtos e as iguarias, hábitos e ofícios da época. Para complementar este cenário medieval, não podia faltar o acampamento, os jogos tradicionais, os passeios a cavalo e, este ano, uma tenda com parque infantil e inúmeras atividades lúdicas medievais para usufruição dos mais pequenos, no Largo 15 de Fevereiro.

Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 16 a 19 de agosto, com o seguinte horário de funcionamento do mercado:

• Dia 16, quinta-feira, das 17H00 às 24h00;
  • Dia 17, sexta-feira, das 11H00 às 24h00;
  • Dia 18, sábado, das 10H00 às 24h00;
  • Dia 19, domingo, das 11h00 às 23h00.

Programa Festa da Historia 1