“Sentimento de alegria” marca inauguração do requalificado Jardim de Infância da Santa Casa

2018/10/02

Foi num ambiente de festa que, esta segunda-feira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira reabriu portas do Jardim de Infância, após as obras de beneficiação e modernização do edifício que quase duplicam a capacidade de acolhimento de crianças. Cerimónia decorreu em pleno Dia do Município por também reconhecer o trabalho desenvolvido em prol da juventude do concelho.

“Alegria é a palavra que mais se ajusta a este momento”, começou por dizer o provedor da Misericórdia cerveirense, perante dezenas de presentes, entre representantes de entidades parceiras, colaboradores e população em geral. Rui Cruz realçou um projeto que contempla “inovação e intergeracionalidade” e que carecia deste passo na melhoria das condições, tornando-se “um espaço amplo, moderno, acolhedor, seguro, alegre e de qualidade”.

Inaugurado em 1980, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira já há muito que instava por uma requalificação profunda, devido aos graves e acumulativos problemas de infiltrações. Perante um investimento base superior a 250 mil euros, o envolvimento de parceiros estratégicos como a União das Misericórdias Portuguesas, através do Fundo Rainha D. Leonor, e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, concretizou uma vontade e uma necessidade antigas.

Presente nesta sessão de inauguração, a administradora executiva do Fundo Rainha D. Leonor, Drª Inês Dentinho, enalteceu “a enorme alegria” por ter colaborado neste projeto direcionado para as crianças detentoras de “uma antena social” fundamental para o progresso. Opinião partilhada pelo Secretário Geral da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Paulo Moreira, que destacou ainda o sucesso da criação de parcerias, “na resposta a necessidades prementes e a novos desafios”. Por sua vez, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Dr.ª Cristina Oliveira, também manifestou a sua satisfação para com um “espaço ainda mais belo e útil”, que confere uma mais-valia para Vila Nova de Cerveira e para o distrito de Viana do Castelo.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira associou-se à alegria expressa pelo Provedor, falando de “um dia marcante pela comemoração do Dia do Município, mas também por esta inauguração”. Fernando Nogueira sublinhou que, com estas obras de requalificação e ampliação da creche, “estamos a dar ênfase aos mais novos, com um investimento na juventude, mas também ao mesmo tempo fazer um reconhecimento os pais que trabalham e vivem em Cerveira”.

Com um financiamento de 55% do valor base da empreitada (250 mil euros) pelo Fundo Rainha D. Leonor, o Município de Vila Nova de Cerveira assumiu o remanescente do investimento a cujo valor final da empreitada acresce o IVA.