Dia do Município: Programa comemorativo honrou o passado e consagrou o presente

2018/10/02

Vila Nova de Cerveira assinalou, esta segunda-feira, 1 de outubro, os 697 anos de atribuição da Carta do Foral pelo Rei D. Dinis, com uma celebração centrada na distinção de Cerveirenses que, com empenho e mérito, contribuíram para o desenvolvimento do concelho.

A inauguração da exposição ‘Contemplação de Arte Sacra’ - Vida e Obra de Carvalheira da Silva, no Arquivo Municipal, marcou o início deste dia comemorativo. Perante a presença de familiares, o edil cerveirense enalteceu “um vulto muito importante da arte sacra portuguesa, uma cerveirense com obra espalhada pelo mundo, levando o nome de Cerveira a todos os cantos do mundo e cumpre-nos honrar a sua memória”.

“É através da preservação da história e do reconhecimento do trabalho realizado por Cerveirenses para Cerveira que, nos dias de hoje, valorizamos o nosso território, com manifestando uma enorme vontade de cá viver e trabalhar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, durante a sessão solene de imposição de medalhas de mérito e de menções honrosas. Fernando Nogueira sublinhou “a obrigação de lembrar este dia tão especial, em que o rei fundador outorgou, em 1321, o foral a Vila Nova de Cerveira, concedendo o estatuto de Município e de uma comunidade autónoma com direitos e deveres”. O autarca aproveitou ainda a oportunidade para referir que, “atendendo ao passado e ao presente de Vila Nova de Cerveira, o concelho terá um futuro de sucesso”.

A cerimónia contou também com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Antonio Machado, que fez uma breve resenha histórico-patrimonial sobre o passado e o presente de Vila Nova de Cerveira, para além dos desafios subjacentes ao rumo a traçar para o futuro.

Em Dia de Município foram distinguidas quatro instituições com a Medalha Municipal de Mérito, nomeadamente o Agrupamento de Escuteiros 1028 de Reboreda e o Rancho Folclórico de Campos com o Grau Prata, e a Cervaria – Associação Cultural e Recreativa e a Comédias do Minho – Associação para a Promoção de Atividades Culturais do Vale do Minho, com o Grau Cobre; foi atribuída a Medalha Municipal de Serviço Público a sete colaboradores municipais; 10 Menções Honrosas a jovens atletas da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira e da Associação Desportiva Recreativa Cultural de Lovelhe pelos meritórios resultados alcançados em campeonatos regionais e nacionais; e uma ovação à equipa de seniores ‘Olympic4All’ que conquistaram o 1º lugar na edição 2018 que decorreu em Arcos de Valdevez, entregando o troféu à Câmara Municipal.

Para o encerramento das comemorações do Dia do Município 2018, a Câmara Municipal apresentou publicamente o balanço das três edições do Orçamento Participativo, com um total de sete projetos vencedores e de um investimento executado na ordem dos 280 mil euros. A oportunidade foi ainda aproveitada para lançar a edição 2018, cujas fases são distribuídas entre 1 de outubro a 13 de janeiro.