FBAC integra painel do Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”

2018/10/10

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, acolhe a 2.ª edição do Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, de 18 a 19 de outubro. A vice-presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Margarida Barbosa, participará no painel “Património, Turismo e Desenvolvimento Territorial”, com a comunicação “40 anos de Bienal Internacional de Arte de Cerveira: a arte como instrumento impulsionador do território”.

A iniciativa é organizada pela Pporto.pt e VERdeNOVO, com o apoio da Direcção Geral do Património Cultural, o Museu Nacional dos Coches e a Universidade Portucalense, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre o Património Cultural na sua diversidade, enquanto fator de coesão social e de desenvolvimento económico.

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira apresentará a sua intervenção no dia 19 de outubro, às 14h30, relativa ao impacto da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica no território. A comunicação refletirá em torno deste evento como um estudo de caso da aposta nas artes plásticas como fator de diferenciação na atração de artistas, residentes, visitantes/turistas. A Bienal Internacional de Arte de Cerveira é organizada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira desde 2010, destacando-se como um dos eventos mais importantes na área das artes plásticas em Portugal, promovendo a descentralização e a democratização culturais.

Segundo a organização, o Seminário pretende constituir-se como um momento de reflexão acerca do papel e contributo da cultura e do turismo para o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos territórios. Para tal, será proposta uma abordagem multidisciplinar envolvendo diferentes atores, públicos e privados, com experiências igualmente distintas, ao nível do Património Cultural, do Território, do Turismo e da Economia.

A participação no Seminário “Património, Cultura e Desenvolvimento Sustentável” apresenta um custo de 50€ e inclui certificado de participação e acesso aos coffee breaks. Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt e geral@verdenovo.pt