Dia dos Avós comemorado com festa dos 8 aos 80

2016/07/27

Foi com um encontro intergeracional entre utentes das seis IPSS’s e crianças e jovens inscritos nos ATL’s do concelho, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assinalou, esta terça-feira, 26 de julho, o Dia dos Avós. Piquenique, música e jogos tradicionais preencheram um dia muito animado ao ar livre.

Tendo como cenário de fundo a vista panorâmica sobre Vila Nova de Cerveira, mais de 300 cerveirenses de várias gerações reuniram-se no Parque de Merendas da Senhora da Encarnação para homenagear os avós e os laços de afetividade.

A iniciativa promovida pela autarquia cerveirense, com o apoio das IPSS’s e associações dinamizadoras de ATL’s, consistiu num piquenique muito bem acolhido pelos participantes que aproveitaram para conciliar a beleza natural ao convívio, abrilhantado com música gravada e momentos interpretados pela vivacidade da pequenada presente que incentivava os adultos. A qualidade do espaço também possibilitou a realização de alguns jogos tradicionais relembrando a infância e apresentando-se como uma oportunidade para reviver e partilhar com os jovens presentes.

E porque o dia era de festa, não podia faltar um grande e delicioso bolo para celebrar a família. O executivo cerveirense esteve representado pelo edil, Fernando Nogueira, pelo vice-presidente Vitor Costa, e pela vereadora da Ação Social Aurora Viães. Fernando Nogueira sublinhou a importância de se comemorar o Dia dos Avós como forma de estimular as relações familiares, mas também proporcionar um dia diferente. “Esta festa só faz sentido com interação entre jovens e menos jovens, pois o Dia dos Avós e Netos é celebrar a experiência e reconhecer o valor da sabedoria”, disse.

No final do dia, o sorriso estampado nos rostos era visível e sugestivo de que esta iniciativa é para repetir.