Rotunda Norte ornamentada com elementos identitários cerveirenses

2016/08/11

Porque a cultura respira-se em cada canto de Vila Nova de Cerveira, desde ontem há mais um motivo artístico-cultural para desfrutar. A Rotunda Norte, que dá acesso à Ponte da Amizade, apresenta um conjunto de esculturas onde convivem montes, cervos e água. Objetivo passa por valorizar os espaços públicos, e conferir dignidade a uma das portas de entrada da vila.

O concelho de Vila Nova de Cerveira é reconhecido nacional e internacionalmente pela oferta cultural regular, diversificada e multifacetada: dos eventos, aos equipamentos, dos espaços públicos, à génese da história do concelho e das suas gentes. Prosseguindo com esta essência, a Câmara Municipal procedeu à valorização da Rotunda Norte, dando-lhe uma imagem condizente com o conceito de ‘Vila das Artes’.

Para além de ser um ponto de passagem com grande tráfego, pela localização na EN13, a Rotunda Norte é uma das portas de entrada da vila, com particularidade de ser o acesso de milhares de espanhóis que nos visitam, atravessando a Ponte da Amizade. Consciente de que o espaço não era convidativo e nem se revia no conceito de hospitalidade dos cerveirenses, o executivo desafiou o escultor Vitor Reis, participante no I Simpósio de escultura do Rio Minho Cerveira-Tomiño, para executar mais duas peças idênticas à obra apresentada no evento de 2014.

Aceite este desafio, o arquiteto municipal, Sandro Lopes, executou o projeto de integração das peças e desenho dos restantes elementos para que se avançasse com a execução da obra, num curto espaço de tempo, a cargo de quatro empresas de Vila Nova de Cerveira. O retoque final dos ajardinamentos foi da responsabilidade dos colaboradores municipais, à semelhança do que tem acontecido com outros espaços verdes.

O conjunto escultórico representado na Rotunda Norte é constituído por três elementos que caraterizam e identificam Vila Nova de Cerveira: os montes, recriados no revestimento ondulado em aço corten da taça; os Cervos, representados pelos "chifres"/prumos metálicos em aço; e água presente nas três esculturas em mármore, em forma de repuxos de água.

Esta beneficiação esteticamente mais atrativa da Rotunda Norte, junta-se a uma outra que decorreu na Rotunda junto aos Bombeiros Voluntários, onde foi igualmente colocada uma outra escultura elaborada durante o Simpósio de Escultura do Minho Cerveira-Tomiño.