Câmara de Cerveira entre as 10 melhores na Internet

2016/10/17

A Página Web da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está referenciada como um bom exemplo de presença na Internet, ocupando a oitava posição entre as 308 autarquias do país. O ranking global da 8ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais foi apresentado, esta segunda-feira, em Lisboa, pela Universidade do Minho e Microsoft, contando com a presença da Vereadora Aurora Viães.

Com publicação bienal, este estudo de análise e registo da evolução da presença dos municípios portugueses na Internet, desenvolvido pelo Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, surge no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, que determina a avaliação periódica dos sítios Web dos organismos da administração direta e indireta do Estado.

Após a compilação de um conjunto de indicadores, a presente publicação referente a 2014 coloca o Portal Municipal de Vila Nova de Cerveira entre os 10 melhores a nível nacional, alcançando ainda um segundo lugar na sub-categoria ‘Conteúdos: Tipo e Atualização’. Comparativamente com o estudo anterior de 2012, verifica-se uma evolução positiva ao passar da 105º posição para a 8ª do ranking global.

A Vereadora Aurora Viães sublinha que “estes resultados confirmam que o Município cerveirense está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet”. “Sendo a política de proximidade uma das prioridades, a autarquia tem vindo a introduzir um conjunto de melhorias nos seus canais de comunicação através do acesso fácil à informação e da celeridade na resposta aos pedidos, de forma a contribuir para a consolidação da relação Município/Munícipe”, assegura.

A presença das câmaras Municipais portuguesas na Internet tem sido, desde 1999, objeto de estudo do Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação – que, através da publicação de relatórios periódicos, intitulados Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, apresenta a avaliação dos sítios Web dos municípios portugueses, ao mesmo tempo que analisa a sua evolução em relação aos estudos efetuados anteriormente.