Cerveira é o terceiro município do Alto Minho com melhor desempenho financeiro

2016/11/24

De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, divulgado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, Vila Nova de Ceveira ocupa a terceira posição a nível distrital dos municípios com melhor desempenho financeiro, e o primeiro lugar na categoria dos designados de pequena dimensão do Alto Minho.

Lançado esta terça-feira, o 12º Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses analisa as contas de 308 municípios, 185 empresas municipais e 25 serviços municipalizados em 2015. O documento, de 400 páginas, apresentado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e coordenado por João Carvalho, professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, mostra que a saúde financeira dos municípios melhorou em vários aspetos económicos de 2015.

No que diz respeito ao distrito de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira surge na terceira posição, logo após Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, mas se considerarmos a categoria de municípios de pequena dimensão, Cerveira ocupa o primeiro lugar.

O edil cerveirense afirma que estes dados vêm na sequência de outros índices de avaliação ao desempenho dos 308 municípios, elaborados por entidades externas, e nos quais Vila Nova de Cerveira tem apresentado bons resultados de dinamismo económico e financeiro. Fernando Nogueira sublinha que a política de baixa fiscalidade municipal e de rigor das contas municipais associada ao grande espírito empreendedor das empresas e dos empresários instalados no concelho tem contribuído para alcançar importantes lugares no âmbito distrital e regional.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015 atesta o desempenho dos municípios no que se refere aos indicadores índice liquidez, resultado operacional, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos e impostos diretos por habitante.