Concluída 1ª fase da empreitada de requalificação da envolvente da EB2,3/S

2017/01/18

Mais organizada, funcional, apresentável e dotada de infraestruturas necessárias. Assim se encontra, desde o início desta semana, o acesso pelo lado Sul à EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, após concluída a empreitada de requalificação urbanística executada pela Câmara Municipal. Atual executivo tem apostado na regeneração urbana como forma de resolver problemas de proximidade, mas também para afirmar a atratividade do concelho.

Na sequência dos constrangimentos de mobilidade viária e pedonal existentes na envolvente da Escola EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, a autarquia cerveirense decidiu avançar com uma intervenção abrangente, dividida em duas fases, integrada na ARU - Área de Reabilitação Urbana, de modo a tornar aquele espaço totalmente acessível para comunidade educativa, assim como para a população em geral.

A presente obra, assumida pela Câmara Municipal, permitiu a construção de um novo arruamento adjacente ao estabelecimento de ensino como também torna possível a ligação entre a Rua das Cortes e a Rua Alto das Veigas até aqui bloqueada pela existência de um posto de transformação.

“O presente executivo tem vindo a reforçar os trabalhos necessários para a consolidação de Vila Nova de Cerveira como uma vila acolhedoramente moderna, onde viver, visitar e investir andam de mãos dadas”, assegura ao edil cerveirense, relembrando que “a aprovação da Área de Reabilitação Urbana visa intervir no centro histórico, nas áreas imediatamente contíguas ao centro histórico e na margem ribeirinha, abrangendo cerca de 60 hectares”.

A execução desta empreitada teve em conta as várias condicionantes e realidades existentes, nomeadamente a proximidade da EN13, da EM 516 e da Escola EB 2,3/S de Vila Nova de Cerveira, sem comprometer o seu enquadramento e equilíbrio entre a parte edificada e a envolvente natural. Foram também asseguradas todas as infraestruturas necessárias ao seu correto e eficiente funcionamento, nomeadamente abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas, rede de drenagem e águas residuais pluviais, rede de segurança contra incêndios, rede de rega, rede de iluminação pública e rede viária.

A 2ª fase, que inicia ainda este ano, contemplará a Rua das Cortes e a envolvente à entrada principal da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira.