Alunos cerveirenses conviveram com “Escritores em Belém”

2017/03/16

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira foi um dos selecionados, entre mais de 200 escolas de todo o país, para proporcionar a um grupo de alunos uma conversa com o escritor António Mota no Palácio de Belém, complementada por uma visita aos jardins do Palácio e ao Museu da Presidência da República. Deslocação a Lisboa decorreu esta terça-feira, com a presença da Vereadora Aurora Viães, e com uma surpresa final: um breve convívio com o Presidente da República.

“Escritores em Belém” é a primeira iniciativa virada especialmente para a Educação deste mandato presidencial do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. A Presidência da República junta escritores de livros infantojuvenis com alunos do Ensino Básico e Secundário para uma conversa em torno dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, no Palácio de Belém.

Por intermédio da Biblioteca Escolar, Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira candidatou-se a este programa aberto à participação de todas as escolas do país, sendo selecionado para participar na sessão desta terça-feira, 14 de março.

Os professores do 1º ciclo, em sede de departamento, selecionaram as turmas 3ºA do Centro Escolar Norte – Campos e 4ºA do Centro Escolar de Cerveira que rumaram à capital portuguesa para uma atividade lúdico pedagógica fora do contexto escolar e sempre com a expetativa de conhecer o com a possibilidade de conhecer o Presidente da República.

Acompanhados dos respetivos professores e auxiliares, e com a presença da Vereadora Aurora Viães e do diretor do Agrupamento Venceslau Teixeira, os alunos estiveram à conversa com o escritor António Mota, visitaram os jardins do Palácio de Belém e o Museu da Presidência da República. A meio da visita, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa surpreendeu o grupo com a sua presença, com os pequenos terem a possibilidade de conversarem com o Presidente da República e de preservar esse momento com selfies e fotografia de grupo.

O Programa “Escritores no Palácio” conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Sociedade Portuguesa de Autores.