Passar para o Conteúdo Principal

Alunos cerveirenses selecionados para Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Parlamento jovem 1 980 2500
16 Março 2017

Ultrapassada a fase de apresentação e votação de um projeto no contexto escolar e a de âmbito distrital, um grupo de estudantes da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira e do Colégio de Campos foram selecionados para integrar a restrita equipa de jovens ‘deputados’ distritais que vão representar o Círculo de Viana do Castelo na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, agendada para 8 e 9 de maio, na Assembleia da República.

Várias escolas do distrito de Viana do Castelo participaram no Programa Parlamento dos Jovens 2016/2017, sob o tema “40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”. A representar Vila Nova de Cerveira, nas vertentes secundário e básico, estiveram a Escola Básica e Secundária e o Colégio de Campos que acompanharam, desde o início, o processo com muito entusiamo e dedicação, alcançando resultados meritórios.

A 7 de março realizou-se a Sessão Distrital do Círculo de Viana do Castelo, com a presença de dezenas de jovens deputados que debateram, ao longo do dia, o tema proposto. No final, foram votados os dois Projetos de Recomendação do -Básico e Secundário - que representarão este Círculo na Sessão Nacional, a realizar nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República.

No âmbito do ensino secundário, entre os representantes eleitos estão Leandro Pereira e Manuel Pereira da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, que se juntam a mais quatro jovens da Escola Secundária de Monserrate e da Escola Secundária de Ponte da Barca. A Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira também participou na sessão distrital no nível de ensino básico, tendo sido uma das escolas escolhidas para estar presente na sessão nacional representada pelos "deputados" Guilherme Conde, Beatriz Fernandes e João Cacais, sendo "deputado suplente" Luís Rego. O 3º Ciclo do Ensino Básico do Colégio de Campos participou com os alunos Magna Amorim, Inês Costa, Mariana Lagoa, Ana Rita Cunha e Vasco Alves que foram eleitos deputados para a sessão nacional após o seu Projeto Recomendação ter sido o mais votado. Neste caso, a aluna Magna Amorim será a porta-voz do distrito na AR.

Além de sublinhar a longa e dignificante tradição de participação destes estabelecimentos de ensino cerveirenses na iniciativa de participação cívica, a vereadora da Educação do Município cerveirense, Aurora Viães congratula os jovens e professores pelo interesse e excelente trabalho na utilização deste espaço para o desenvolvimento de outras competências, como a capacidade crítica e partilha de ideias para a resolução de questões do presente e futuro, bem como impulsiona o espírito de equipa e participação cívica.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do I.P.D.J., do Ministério da Educação, da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.