Vamos fazer o Roteiro Urbano de Vergílio Ferreira?!

2017/03/23

Depois da leitura e reflexão, nada melhor do que visitar in loco alguns espaços referidos pelo escritor na sua obra. E é sob esta premissa que a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira está a organizar, para dia 5 de abril, o Roteiro Urbano de Vergílio Ferreira, integrado na atividade da Comunidade de Leitores - ‘Chá com Letras’. Inscrições já estão abertas.

Cada ano, um destino literário. E neste 2017, a sugestão recai sobre uma deslocação à freguesia de Melo, no concelho de Gouveia, para fazer um Roteiro Urbano de Vergílio Ferreira, complementada com uma visita guiada ao Museu do Pão, em Seia. Trata-se da habitual atividade de extensão cultural fora de portas da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Ao longo de 2016 e neste início de 2017, o grupo de ‘leitores cerveirenses’ tem-se debruçado sob Vergílio Ferreira, nomeadamente com a leitura e análise das obras “Cartas a Sandra”, “Para Sempre”, “Conta-Corrente 5” e “Contos”. Agora, a ideia é contactar com espaços referenciados nos livros, através de uma visita à terra natal de Vergílio António Ferreira, a freguesia de Melo, onde memórias e histórias da melancolia da Serra da Estrela são partilhadas com os leitores.

A visita é igualmente aberta à população em geral, mediante inscrição efetuada na Biblioteca Municipal até ao final do mês, num limite máximo de 45 pessoas.

De sublinhar que todas as quartas-feiras, a partir das 15h00, a Comunidade de Leitores de Vila Nova de Cereira reúne-se na Biblioteca Municipal para a iniciativa ‘Chá com Letras’. Trata-se de um momento de partilha, reflexão e debate de ideias a partir do livro e da leitura, sob coordenação da Profª. Maria José Areal. Se estiver interessado em participar, basta comparecer a uma sessão.