Passar para o Conteúdo Principal

Clima de exemplar performance municipal em 2016

2017/03/29

Mantendo o desidrato de uma gestão autárquica rigorosa, responsável e transparente em prol do desenvolvimento de Cerveira e da melhoria da qualidade de vida dos Cerveirenses, a gestão municipal relativa a 2016 pautou-se pela significativa redução de dívida, pelo não recurso a qualquer empréstimo e pelos bons indicadores externos. Os documentos de Prestação de Contas de 2016 da Câmara Muncipal de Vila Nova de Cerveira, submetidos hoje à apreciação do executivo municipal, em reunião ordinária, foram aprovados por maioria, com abstenção do PS.

Com uma taxa de execução orçamental de 89,7%, o exercício municipal referente ao ano transato em Vila Nova de Cerveira consolidou a política de baixa fiscalidade, deu continuidade à implementação de boas e necessárias práticas sociais e reforçou o apoio às freguesias para obras de proximidade.

O edil cerveirense destacou alguns dados que sustentam o equilíbrio e uma exemplar gestão financeira, nomeadamente a redução significativa da dívida global em 9,1% entre 2015 e 2016, sendo que no presente mandato (3 anos) a amortização foi de 21,8%; o Índice de Endividamento Líquido cifrado nos 0,35%; o prazo médio de pagamentos calculado pela Câmara Municipal é de 50 dias, embora pelos cálculos da DGAL seja significativamente inferior, e existindo uma margem disponível de endividamento de 2,2 milhões de euros.

“Estamos a cumprir os objetivos enunciados no programa com que nos apresentamos, em 2013, aos Cerveirenses. Porque o dinheiro e a causa pública pertence a todos, cumpre-nos uma gestão séria e equitativa e, nesse sentido, assumimos o não recurso a qualquer empréstimo bancário no mandato e cumprimos, contribuindo para credibilizar ainda mais o nome de Vila Nova de Cerveira”, disse Fernando Nogueira, acrescentando: “Estes bons resultados são fruto do trabalho de uma equipa global que se empenha em prol do Município, assente nas premissas da colaboração, proximidade, rigor e transparência”.

De sublinhar alguns indicadores externos que corroboram o bom desempenho financeiro executado pela autarquia, entre eles o 4º lugar no ranking nacional do Índice de Transparência Municipal, o 3º lugar a nível distrital com melhor desempenho financeiro avaliado pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses; e a 2º posição nacional (municípios de pequena dimensão) com desempenho municipal exemplar e 94º lugar no ranking nacional (308 municípios) pela Consultora 20/20.

Após aprovação em reunião de Câmara Municipal, o documento vai ser colocado à apreciação e votação na próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal, e posteriormente estará disponível na íntegra para consulta no Portal Municipal.