Qualidade, exigência e participação marcam III Taça Ibérica de Trail

2017/04/27

Maior operacionalização, introdução de pequenas mas duras variações nos percursos e a presença das melhores equipas e atletas nacionais. Estas são as principais alterações apresentadas pela organização da III Taça Ibérica de Trail, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, em Vila Nova de Cerveira. No total, já estão inscritos 700 atletas, com o Ultra Trail a atrair o maior número de participantes. Ultramaratonista Carlos Sá é presença confirmada, conferindo ainda maior visibilidade ao evento.

A ‘Montanha Mágica’ de Vila Nova de Cerveira conquistou os ‘runners’ nacionais e também espanhóis. A III Taça Ibérica de Trail, agendada para o próximo dia 6 de maio, apresenta-se como um evento perfeitamente consolidado na modalidade, conjugando condições técnicas únicas e beleza natural singular. A prova rainha dos 50kms é já considerada uma das mais importantes provas que integram o Campeonato Nacional – Ultra Trail.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento desportivo, José Carlos Alcobia, da Escola Desportiva de Viana (EDV), sublinhou que esta terceira edição fica marcada pela consolidação dos conceitos de qualidade, exigência e participação. “A criação de uma imagem renovada e apelativa das três provas teve um feedback viral entre os ‘runners’, com destaque para o embaixador José Gomes. Apostamos na presença do Grupo Operacional de Buscas e Salvamento (GOB’s) que dispõem de dois carros de apoio, 10 bombeiros sapadores especializados para este tipo de eventos e um comando operacional com sistema de rádio. Há ainda a registar a confirmação das melhores equipas e atletas a nível nacional, entre eles o Carlos Sá, exponente máximo do trail nacional”.

De acordo com o autarca cerveirense, “a promoção da prática desportiva aliada à beleza natural do concelho adequa-se perfeitamente aos objetivos do executivo. Com este evento, consolidamos a nossa equipa de trail que queremos que continue a crescer, divulgamos Vila Nova de Cerveira a nível nacional e também internacional, e ajudamos a preservar o meio ambiente, pois defendemos que os montes precisam de pessoas responsáveis que amem a natureza e ajudem na sua preservação”. E acrescenta: “A Taça Ibérica de Trail é um evento que já tem nome e que queremos que se consolide. A sorte dá muito trabalho”, realçou Fernando Nogueira.

Com organização da Viana Cycles, Viana Trail, Xlife Events e Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, a III Taça Ibérica de Trail conta assim com três provas, nomeadamente o ultra trail de 50kms e o Trail de 22 kms pontuáveis para o Campeonato Nacional, e que este ano apresentam ligeiras alterações de alargamento de trajeto em algumas freguesias; e ainda o mini trail/Caminhada de 10kms que mantém o percurso das edições anteriores.

As inscrições estão a decorrer, mas a organização assegura que, no limite, serão encerradas no domingo, de forma a manter a qualidade do evento.