Passar para o Conteúdo Principal

Bienal de Cerveira volta a ser distinguida com selo europeu EFFE

Effe label 2017 2018 1 980 2500
16 Maio 2017

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira voltou a ser reconhecida com o selo ‘EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe 2017-2018’, sendo um dos 53 festivais portugueses apurados. “Esta distinção é o reconhecimento internacional do trabalho e da aposta nas artes como veículo mobilizador e impulsionador de transformações económicas, sociais e culturais”, afirma o Presidente da FBAC, Fernando Nogueira.

A distinção EFFE Label foi atribuída a 715 festivais europeus, em Wiesbaden (Alemanha), durante o Meet-up que reuniu diversos candidatos de toda a Europa. Os festivais portugueses contabilizaram 53 Labbels, de um total de 62 candidaturas submetidas em categorias tão diferentes como Música, Dança, Teatro, Cinema e outros.

Nas palavras do presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Fernando Nogueira: “A caminho dos seus 40 anos, é com muito agrado que vemos distinguida a bienal de arte mais antiga do país, que se tem afirmado como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas e de descentralização cultural.”

A ‘EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe’, é uma iniciativa da European Festivals Association cujo objetivo assenta na promoção de festivais europeus comprometidos com as artes, as suas comunidades e os valores europeus. Segundo comunicado da organização, sediada em Bruxelas, “acima de tudo a EFFE reconhece a imensa excelência destes festivais no seu trabalho local diário em toda a Europa”.

A pré-seleção e análise das candidaturas nacionais esteve a cargo da ‘Opium’, organização representante do EFFE em Portugal, tendo tido como critérios privilegiados nesta competição a inovação, a dimensão internacional, a integração com a comunidade e a excelência artística.

De salientar que a iniciativa EFFE Label visa aproximar os profissionais ligados à produção de festivais por toda a Europa de modo a aprenderem através de outras experiências e a crescerem de forma sustentada e informada num mundo que se afirma cada vez mais global.