Bombeiros Voluntários dotados com barco e equipa especializada em socorro aquático

2017/06/14

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira apresentou, este sábado, o novo barco e a equipa de 10 mergulhadores especializada em socorro aquático. Com suporte financeiro da Câmara Municipal, ‘Socorro Eficaz - Rio Seguro’ foi o projeto mais votado na edição 2016 do Orçamento Participativo Geral (OPG). Autarca Fernando Nogueira participou na viagem inaugural da embarcação.

Banhado pelos rios Minho e Coura, o concelho de Vila Nova de Cerveira é frequentemente procurado quer por cerveirenses, quer por visitantes, para a realização de atividades de caráter lúdico e profissional, mas também desportivo.

Devido à possibilidade de ocorrência de sinistros em meio aquático e a necessidade de prestar socorro de forma mais eficiente e segura, uma das três propostas vencedoras do OPG visou dotar os bombeiros voluntários de Cerveira de conhecimentos técnicos, mas também de instrumentos e de ferramentas nesta especificidade. De sublinhar que os ‘soldados da paz’ cerveirenses tinham um barco que se encontrava em fim de vida, completamente obsoleto e nada funcional, não respondendo às reais necessidades afetas a uma operação de socorro.

Tendo sido a proposta mais votada do OPG com 1348 votos, o projeto tornou-se realidade após a aquisição de equipamento de mergulho/socorro e de um novo barco apropriado, bem como a criação de uma equipa composta por 10 mergulhadores que concluíram o primeiro passo de formação com o nível I da CMAS, estando prevista a realização de cursos de especialização para os próximos meses. A apresentação pública desta nova valência decorreu, no passado sábado, numa cerimónia simbólica que contou com a presença da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Comandante e do Corpo Ativo, bem como do presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e de outras entidades locais. Na margem do rio Minho, o padre Jorge Esteves procedeu à bênção da nova embarcação que, posteriormente, fez a sua viagem inaugural. No quartel, foram entregues os cartões de certificação de mergulhadores.

Em 2016, o Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira registou uma enorme participação, tendo sido eleitos três projetos vencedores que já estão a ser implementados, num investimento de 30 mil euros cada suportado pela Câmara Municipal. Depois da entrega da carrinha ao Clube Desportivo de Cerveira e do barco/constituição de equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários, resta o projeto de Valorização do Couço do Monte Furado que já se encontra em pedido de licenciamento ao IPPAR.