|
|
"Dar vida aos anos”
|
|
No âmbito da rede social de Vila Nova de Cerveira, foi formalmente criado no ano de 2006 o grupo de trabalho “Dar Vida aos Anos”, formado por cinco intuições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho que promovem respostas socias para a terceira idade e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. Das IPSS fazem parte o Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Paroquial e Social de Covas, Centro Social Paroquial de Gondarém, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda e Santa e Real Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira.
De entre os objetivos que estão na base da criação deste grupo de trabalho salientam-se a necessidade de promover mais espaços de participação para os idosos, fomentar intercâmbios entre as instituições e valorizar o cidadão idoso através da sua integração nas diversas atividades dinamizadas ao longo do ano.
O empenho do grupo “Dar Vida aos Anos” tem sido visível na concretização de ações que envolvem parcerias de diversos quadrantes e na participação efetiva e constante da população sénior local e de concelhos adjacentes.
A articulação/cooperação entre os parceiros reflete ainda o conjunto de atividades dirigidas aos idosos que se tem dinamizado continuamente ao longo dos últimos anos, e que se traduzem num exemplo de boas práticas concelhias.
Apresentam-se, de seguida, algumas ações desenvolvidas pelo grupo de trabalho:
|
|
Dia dos Avós
|

|
|
Carnaval na discoteca
|

|
|
Dia da 3ª Idade
|

|
|
Visita à Bienal 2011
|

|
|
Idosos na discoteca
|

|
|
Presépio
|

|
|
Almoço de Natal com as IPSS's
|

|