Tomiño e Cerveira promovem Campus Desportivo Transfronteiriço

2017/11/10

A Câmara de Vila Nova de Cerveira e o Concelho de Tomiño estão a ultimar os preparativos para a realização do seu primeiro Campus Desportivo conjunto, agendado para os dias 24, 25 e 26 de novembro. Atividades para crianças e jovens são distribuídas pelos equipamentos desportivos de ambos os concelhos.

Eleita pelas populações de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, no âmbito do I Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT), esta iniciativa tem como objetivo educar para os valores de tolerância, cooperação, interculturalidade e respeito entre as crianças dos dois concelhos, além de fomentar o conhecimento cultural e social mútuo, o desporto saudável e a competitividade sem violência.

O Campus Desportivo arrancará na sexta-feira, 24 de novembro, com uma cerimónia de abertura às 15h30 horas (PT) no Pavilhão Municipal de Desporto de Vila Nova de Cerveira, seguindo-se dois jogos de futebol amigáveis entre duas equipas mistas formadas por adolescentes da Galiza e de Portugal.

No dia seguinte, 25 de novembro, a manhã fica reservada para uma atividade de orientação em família no Parque do Lazer Castelinho, em Vila Nova de Cerveira. No período da tarde, a iniciativa volta ao concelho de Tomiño, para acolher uma ação de atletismo e uma exibição de ‘calistenia’ na área desportiva de Mosteiro e outra de ténis de mesa no Pavilhão de Sobrada.

As atividades do domingo, 26 de novembro, são direcionadas para a família, com natação na Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira, a partir das 10h00 (PT) e com pilates no Pavilhão de Goián das 11h30 às 12h30 (PT).

O Orçamento Participativo Transfronteiriço trata-se de um projeto pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal incluído na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño-Cerveira, projeto cofinanciado ao 75% polo Programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.