Cerveira vive Festa do Livro e da Leitura ao longo de oito dias

2018/04/09

Mais do que uma montra de publicações, a Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira privilegia a celebração do conhecimento. De 17 a 24 de abril, a Biblioteca Municipal acolhe a XXIX edição da iniciativa, com uma diversidade de propostas culturais e literárias dirigidas à comunidade escolar e público em geral.

Incentivar o gosto pelo livro e a prática pela leitura é o objetivo transversal a todas as feiras do livro, mas a forma de o alcançar pode e deve ser anualmente reinventada para continuar a cativar diferentes públicos. E em Vila Nova de Cerveira prima-se pela realização de atividades que promovam o contacto, o envolvimento e a interação entre os presentes, conjugando aprendizagem com diversão.

Assim, a programação da XXIX Festa do Livro e da Leitura é diversificada e apelativa, com momentos exclusivos para as escolas, com sessões de cariz familiar para pais e crianças, e com propostas que convidam o público em geral a participar.

De sublinhar que a presença de crianças e jovens neste evento é fator preponderante para a autarquia da ‘Vila das Artes’. Fazê-las viver o ambiente do mundo das letras, pelas brincadeiras e narrações de histórias ao vivo, contribui para elevar o interesse e a motivação pela leitura.

Programação:

• Dias 17 a 20: Encontros com os escritores António Mota, Adelaide Graça e João Manuel Ribeiro (sessões escolares)
  • Dia 21:

- Navegações – Oficina de Plástica – ‘(Re)crie a escultura do Mestre José Rodrigues’ (crianças e famílias) | Associação Cultural Convento S. Paio | 11h30
- Apresentação da Revista Nova Águia (Vol. XX e XXI) com testemunhos para José Rodrigues, na presença de Luandino Vieira, Manuel Cabral e o Diretor Renato Epifânio (público em geral) | Associação Cultural Convento S. Paio e Porta XIII | 17h00

• Dia 22: Apresentação do Livro “Os Rostos e os Lugares” de Inácio Nuno Pignatelli, com momento musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão (público em geral) | 15h30
  • Dia 23: Comemoração do Dia Mundial do Livro - Encontro com a escritora Lara Xavier (ensino pré-escolar)
  • Dia 24: Sessão de poesia em homenagem a António Gedeão “Arma secreta” com Andreia Macedo e Zé Luís C (alunos do secundário e público geral) | 14h00