Continua o esforço do Município na garantia do abastecimento de água de qualidade

2018/05/10

Está dado mais um passo positivo no processo de consolidação e modernização de abastecimento público de água em baixa na freguesia de Covas. Após os trabalhos de adução, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ativou os dois reservatórios construídos de raiz para, durante este mês de maio, se iniciar o processo de instalação nas habitações dos cerca de 600 contadores adquiridos.

No âmbito da profunda remodelação da rede de abastecimento de água na freguesia de Covas, encetada em 2015, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira prossegue com os investimentos necessários ao pleno funcionamento daquele sistema em prol de um serviço de qualidade, moderno e economicamente mais sustentável.

Os dois reservatórios construídos de raiz, na vertente Norte (com a capacidade de 200 m3) e na vertente Sul (com capacidade de 150 m3), já estão a ser abastecidos de água após concluída a empreitada de adução suportada pelo orçamento municipal. Esta fase já permite testar os instrumentos de controlo e medição dos vários parâmetros exigidos pela legislação nacional e comunitária. O próximo passo é a instalação, a partir deste mês de maio, de cerca de 600 contadores já adquiridos pela autarquia, nas várias habitações da freguesia.

De sublinhar que esta obra se enquadra na obrigatoriedade de o Município cumprir as diretivas do ERSAR relativamente à gestão da rede de abastecimento de água na totalidade do território e também na freguesia de Covas, permitindo o aumento da capacidade de armazenagem, a diminuição significativa das perdas de água, e a redução do número de captações, que na situação atual é excessivo (cerca de 30 pontos de captação).