OPT Cerveira-Tomiño foi experiência em destaque na Corunha

2018/07/05

Os autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, foram os convidados do segundo dia do IV Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, a decorrer na Corunha, entre 4 e 6 de julho. O Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño foi analisado como uma experiência inovadora e de sucesso.

Dando continuidade aos encontros celebrados desde 2012 nas localidades de Odemira, Mollina e Ponta Delgada, o IV Encontro Ibérico tem como objetivo ser um espaço de intercâmbio das diversas experiências dos Orçamentos Participativos implementados em toda a Península Ibérica e ilhas, assim como nalgumas cidades da América Latina.

Ao longo de três dias, o encontro desenvolve-se entre conversas abertas, reuniões de trabalho, workshops, conferências, mesas redondas, apresentação de livros e mesas de experiências. E foi nesta vertente que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, foram desafiados pela organização a partilhar e testemunhar a experiência do Orçamento Participativo Transfronteiriço que já vai na segunda edição, e cuja adesão cresceu significativamente.

Fernando Nogueira realçou que “apesar de oficialmente não existirem fronteiras, a verdade é que no dia-a-dia ainda encontramos barreiras na cooperação transfronteiriça”. Por sua vez, a alcaldesa complementou a afirmação do homólogo português: “Para nós, o OPT é um meio para fomentar a geminação entre as duas comunidades vizinhas”.

Como resultado deste trabalho de reflexão em comum do IV Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, o Concello da Coruña na qualidade de organizador da iniciativa, em estreita colaboração com os parceiros, pretende avançar com uma agenda partilhada dando continuidade ao aprofundamento em torno da democracia participativa.