Orçamento para 2019 com acréscimo de 20% face ao ano anterior

2018/11/05

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, esta quarta-feira, 31 de outubro, em reunião de Câmara, a proposta de Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano (GOP) para o exercício de 2019. São 15,7 milhões de euros - mais 20% face a 2018 - para investimentos considerados estruturais para o progresso do concelho.

Tendo como diretiva a afirmação de Vila Nova de Cerveira como um destino turístico e cultural de excelência, mas também uma referência económica, a gestão municipal para 2019 continua a alicerçar-se no rigor, no compromisso e na defesa do bem-fazer dos Cerveirenses.

De acordo com o autarca cerveirense, este orçamento de 15,7 milhões de euros é “mais generoso do que o anterior mediante o contexto atual, perspetivando-se um ano de grandes investimentos com recurso a cofinanciamentos comunitários e nacionais, e cuja repercussão no desenvolvimento do concelho será notável”. Fernando Nogueira acrescenta que o orçamento de 2019 confere especial atenção “à natureza e ao ambiente com olhos postos no futuro”.

As Grandes Opções do Plano em 2019 totalizam cerca de 7,2 milhões de euros, o que representa um aumento de 45,9% comparativamente com 2018. As Funções Sociais – Educação, Segurança e Ação Social, Habitação e Serviços Coletivos, e Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos – alcançam cerca de 5,3 milhões de euros, tendo um peso de 73,7% nas GOP.

Os investimentos com maior destaque previstos para 2019 são: a beneficiação e conservação da Rede Viária Municipal; a Valorização da Produção Piscatória do Rio Minho; o Parque Transfronteiriço Castelinho – Fortaleza; a Ecovia “Caminho do Rio”; a adaptação do Antigo Edifício dos Bombeiros; a ampliação da rede de Saneamento Básico nomeadamente na União de Freguesias Reboreda e Nogueira, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã e a Implementação Saneamento Básico na Freguesia de Cornes; a requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, Urb. de Cerveira e Centro Escolar de Cerveira; a Reabilitação do Auditório Municipal; a Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Covas; e o Centro de Atividades – Rio e Natureza.

De sublinhar que a transferência de verbas para as freguesias mantém-se nos 310 mil euros, mediante os critérios de distribuição já aprovados; e que os impostos municipais - IMI, Derrama e Direitos de Passagem – continuam a ser aplicados pelos níveis mínimos.

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções de Plano para 2019 foram aprovados por maioria, em reunião de Câmara, sendo agora discutido e votado em sede da Assembleia Municipal.