Aprovada candidatura para requalificação dos Jogos de Água do Castelinho

2018/11/27

Concluídas duas fases de beneficiação de infraestruturas do Parque de Lazer do Castelinho, num investimento municipal de cerca de 300 mil euros, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar, em 2019, com a 3ª fase que abrange a requalificação dos Jogos de Água. Candidatura foi aprovada pelo Programa ‘BEM’ aloca 180 mil euros, numa obra estimada em 400 mil euros.

Referência turístico-ambiental a nível ibérico, o Parque de Lazer do Castelinho foi, entre maio e julho, alvo de uma significativa intervenção de foro municipal, ganhando uma imagem atrativa e consentânea com as expetativas dos milhares de visitantes, quer ao nível dos espaços de circulação e da iluminação, quer na remodelação/colocação de infraestruturas.

A requalificação geral do espaço conhecido como parque aquático apresentava-se como uma prioridade para o executivo, dada a enorme afluência no período de verão. O objetivo é proceder, em 2019, à substituição de todos os equipamentos, à beneficiação dos pavimentos existentes com novo tratamento superficial e à construção de uma nova estrutura de apoio com câmara de manobras e reservatório soterrado.

Devido ao elevado investimento previsto, a Câmara Municipal submeteu, em julho, o projeto ao Programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais” no âmbito do Contrato Programa – Programa Nacional de Coesão Territorial, tendo obtido aprovação no presente mês. Com um custo estimado de 400 mil euros, o financiamento aprovado incidiu sobre 300 mil euros, com uma taxa de financiamento de 60%, correspondendo a uma verba alocada ao Município de Vila Nova de Cerveira de 180 mil euros, cabendo à autarquia suportar o restante.

Inserido no Parque de Lazer do Castelinho, este parque temático, que simula uma réplica do rio Minho com os seus canais, comportas, barragens, jatos e repuxos de água, é um dos espaços prediletos de visitantes oriundos do Norte do país e da vizinha Galiza, durante a época veraneante.