Autarquia pretende ampliar Creche do Centro de Apoio às Empresas

2018/11/28

Prosseguindo com o investimento na qualidade da aprendizagem educativa através da melhoria das condições dos espaços existentes no concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentou um estudo prévio de ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas para acolher mais 16 crianças, num investimento previsto de 80 mil euros. Projeto será submetido ao Aviso NORTE-42-2018-11 Equipamentos Sociais para execução em 2019.

Em funcionamento desde 2006 como resposta social inovadora em contexto empresarial a nível nacional, a Creche do Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira tem registado uma procura acima da sua capacidade para a qual não tem conseguido dar resposta. Neste sentido, a autarquia cerveirense apresentou recentemente um estudo prévio para a execução da primeira ampliação daquele equipamento, com o objetivo de acolher um maior número de crianças por forma a colmatar as carências existentes.

Até ao momento, a creche acolhe 77 crianças em dois turnos, num horário alargado entre as 05h30 e as 19h00, permitindo a melhor conciliação entre a vida familiar e profissional do agregado familiar. Com a remodelação prevista pretende-se aumentar a capacidade para mais 16 crianças, na faixa etária dos 12 aos 36 meses, através da ampliação da creche para o lado sul e que permitirá a criação de pelo menos dois postos de trabalho diretos, juntando aos 19 já existentes.

O edil cerveirense realça “a particularidade desta creche no apoio à crescente dinâmica empresarial do concelho, associada à estratégia municipal de captação e fixação de população em idade ativa, o que implica também ter uma efetiva capacidade de resposta para acolhimento das crianças em tempo letivo, mas também durante as férias escolares”.

Fernando Nogueira refere ainda que “este investimento vem na sequência da política de reforço e requalificação dos apoios às crianças e jovens do concelho”, sublinhando a intervenção a decorrer na Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira; o esforço financeiro da autarquia aplicado no Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira que, com o Fundo Rainha D. Leonor, contribuiu para quase duplicar a capacidade de acolhimento de 45 para 84 crianças; além da recente beneficiação do ATL de Lovelhe, num investimento de foro municipal de 40 mil euros, estando ainda prevista uma verba de cerca de 35 mil euros para a conclusão das exigências da Segurança Social.

Com um investimento estimado de 80 mil euros, o projeto de ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas será apresentado ao Aviso NORTE-42-2018-11 Equipamentos Sociais, integrando o mapeamento do PDCT Alto Minho: Equipamentos Sociais PI 9.7 com uma verba alocada de cerca de 73 mil euros, e com prazo de execução para o primeiro semestre de 2019.