Município distinguido pela Excelência Energético-Ambiental no Alto Minho

2018/12/17

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, recebeu, esta manhã, em Ponte de Lima, o galardão do 1º lugar na categoria ‘Eficiência Energética e Renováveis no setor público’, ex-aequo com o Município de Ponte da Barca, no âmbito da edição 2016 do Prémio “Excelência Energético-Ambiental no Alto Minho”.

Iniciativa dinamizada pela AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, o Prémio "Excelência Energético-Ambiental no Alto Minho” pretende reconhecer um conjunto de organizações, públicas e privadas, que se destaquem pelos resultados obtidos na execução de projetos ou ações que promovam o desenvolvimento sustentável do Alto Minho através da adoção de boas-práticas energético-ambientais.

Entre as quatro categorias – ‘Eficiência Energética e Renováveis no setor público’, ‘Eficiência Energética e Renováveis no setor privado’, ‘Sensibilização Energético-Ambiental’ e ‘Mobilidade Sustentável’ – Vila Nova de Cerveira apresentou candidatura à primeira, com a empreitada de valorização da iluminação pública através da tecnologia LED no Terreiro. Após o processo de avaliação das diversas candidaturas admitidas a concurso, o júri do Prémio deliberou, por unanimidade, distinguir o Município de Vila Nova de Cerveira como vencedor ex-aequo com Ponte da Barca, na categoria Eficiência energética e renováveis no sector público.

Presente na cerimónia de entrega do prémio, que decorreu esta manhã, na Villa Moraes em Ponte de Lima, o autarca cerveirense realçou “uma medida que promove o desenvolvimento sustentável e a ecoeficiência, com os consequentes resultados positivos a nível económico, social e ambiental”. Fernando Nogueira acrescentou que “o objetivo é continuar a ampliar esta ação a todo o concelho recorrendo às verbas disponibilizadas pelo Portugal 2020 para a eficiência energética”.

No caso concreto do projeto que deu origem a este prémio, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu à substituição das luminárias incandescentes existentes no Terreiro por tecnologia LED, para além de instalar mais pontos de luz, num investimento suportado pelo orçamento municipal. Na prática, esta intervenção acabou com as designadas ‘zonas de sombra’ ou ‘zonas escuras’ no Terreiro, aumentando a sustentabilidade, segurança e conforto da iluminação pública, permitindo à autarquia reduzir significativamente a sua fatura energética.