Jovens cerveirenses desafiados a apresentar projetos para executar em 2019

2019/01/03

Já está no terreno uma nova edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Vila Nova de Cerveira. A partir de hoje, os jovens entre os 15 e os 35 anos têm até dia 18 de janeiro para apresentar as suas propostas ao OP Jovem 2019. Reformulação do processo participativo por parte da Câmara Municipal procura um maior envolvimento da comunidade escolar e associativa.

Para além de sensibilizar a população jovem do concelho para uma cidadania mais ativa, a iniciativa tem como objetivo reunir opiniões e contributos que permitam adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas.

Com um orçamento total de 10 mil euros, o processo do OP Jovem está delimitado a projetos cujo valor máximo seja de 5 mil euros e que integrem as quatro áreas de intervenção selecionadas: Ação Social; Espaços Escolares; Equipamentos Culturais e Lúdicos; e Proteção Ambiental e Energia. Não estando definido o número de propostas a executar, a verba cabimentada será distribuída pela ordem das propostas mais votadas. Se a verba total não for esgotada e a proposta seguinte superar o montante ainda disponível do OP Jovem, será negociada com o proponente a sua reformulação ou faseamento. Não sendo possível alcançar um acordo, será considerada a proposta seguinte e assim consecutivamente.

Tendo em vista um maior envolvimento da comunidade escolar e associativa, a Câmara Municipal vai dinamizar algumas assembleias participativas em contexto escolar e uma de âmbito mais alargado e aberta ao público, e cujas datas serão anunciadas brevemente.

As propostas devem ser submetidas até dia 18 de janeiro que, após avaliação e validação pela Comissão Técnica de Análise, ficarão disponíveis para votação através da plataforma www.op.cm-vncerveira.pt . Cada jovem, entre os 15 e os 35 anos, natural, residente, estudante ou trabalhador no concelho, tem direito a um voto. A votação das propostas finalistas irá decorrer entre 11 e 22 de fevereiro. A apresentação dos projetos vencedores está marcada para 25 fevereiro.

Toda a informação e documentação necessária (Ficha de inscrição) encontra-se disponível na plataforma do Orçamento Participativo ( op.cm-vncerveira.pt )