OP Jovem 2019: Três propostas na primeira Assembleia Participativa

2019/01/15

A Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira recebeu, na manhã desta segunda-feira, a primeira Assembleia Participativa da edição 2019 do Orçamento Participativo Jovem. Perante várias dezenas de estudantes, a Vereadora da Educação Aurora Viães explicou o funcionamento deste mecanismo de cidadania ativa e desafiou para a apresentação de propostas. No final, três jovens submeteram as suas ideias-projeto.

Durante a sessão informativa, os jovens presentes manifestaram-se muito interessados no processo e nesta nova abordagem da autarquia que visa uma maior interação com a comunidade escolar. Durante os 30 minutos de esclarecimento e de partilha de ideias foram já submetidas três propostas, de acordo com as áreas de intervenção previamente definidas: Ação Social; Espaços Escolares; Equipamentos Culturais e Lúdicos; e Proteção Ambiental e Energia.

De forma a potenciar um maior envolvimento da população jovem, a Câmara Municipal tem ainda agendada uma segunda Assembleia Participativa para esta quarta-feira, às 18h00, nos Paços do Concelho, e é dirigida a jovens entre os 15 e 35 anos de idade que pretendam obter mais informação sobre como participar, assim como esclarecimento de dúvidas antes de submeter as propostas.

Com um orçamento total de 10 mil euros, o processo do OP Jovem está delimitado a projetos cujo valor máximo seja de 5 mil euros. Não estando definido o número de propostas a executar, a verba cabimentada será distribuída pela ordem das propostas mais votadas. Se a verba total não for esgotada e a proposta seguinte superar o montante ainda disponível do OP Jovem, será negociada com o proponente a sua reformulação ou faseamento. Não sendo possível alcançar um acordo, será considerada a proposta seguinte e assim consecutivamente.

O prazo de submissão de propostas termina esta sexta-feira, 18 de janeiro. Após avaliação e validação pela Comissão Técnica de Análise, as propostas ficarão disponíveis para votação através da plataforma www.op.cm-vncerveira.pt

Podem participar neste processo os jovens com idades entre os 15 e os 35 anos, que sejam naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho.

A votação das propostas finalistas irá decorrer entre 11 e 22 de fevereiro, e cada jovem tem direito a 1 voto. A apresentação dos projetos vencedores está marcada para 25 fevereiro.

Toda a informação e documentação necessária (Ficha de inscrição) encontra-se disponível na plataforma do Orçamento Participativo (op.cm-vncerveira.pt)