Autarquia apoia política de juventude além-fronteiras

2019/01/21

Dois jovens cerveirenses participaram no encontro internacional do projeto ALLEYS - All European Youths for Solidarity, financiado pelo Programa Europa para Cidadãos da União Europeia, que decorreu entre 16 e 19 de janeiro, em Bomarzo (Itália). Apresentação de projetos desenvolvidos no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira foi uma das mais bem acolhidas entre as sete delegações presentes. Trata-se do 6º projeto no âmbito do Europeísmo, no qual a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira é parceiro ativo através do envolvimento da juventude.

Do desejo de promover geminações e de partilhar opiniões e reflexões comuns sobre questões importantes para a União Europeia nasce o projeto ALLEYS - All European Youths for Solidarity. Sete parceiros europeus, entre os quais o Município de Vila Nova de Cerveira, decidiram trocar experiências e debater as melhores práticas em torno do futuro da Europa, também na perspetiva das próximas eleições europeias.

O encontro internacional do projeto ALLEYS contou com a presença das delegações de Soriano nel Cimino (Itália), Arnot (Hungria), Deryneia (Chipre), St. Julian's (Malta), Vila Nova de Cerveira (Portugal) e organizações cívicas Balkien (Grécia) e Smart Communication! (Letônia). Durante uma reunião estabelecida com os alunos do Instituto Omnicomprensivo em Orte, os jovens da comitiva portuguesa, Beatriz Fernandes e Leandro Freitas, tiveram a oportunidade de partilhar os projetos desenvolvidos no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, recebendo uma ovação pelos presentes pelo enorme conhecimento e pela excelente preparação.

O autarca cerveirense reforça a ideia de que “a integração de jovens nestes projetos europeus constitui-se como uma oportunidade única para expandir os seus horizontes além-fronteiras". Fernando Nogueira assegura que “a aposta municipal numa política de juventude internacional tem-se revelado muito profícua, recebendo muitos elogios dos diversos parceiros pelo interesse e proatividade dos jovens cerveirenses, sem esquecer a grande oportunidade de promoção do turismo a nível internacional”.

Depois do ‘Ponte da Amizade – Europa Sem Fronteiras’, ‘Yieps!’, ‘Knots’, ‘STRinGS’ e ‘WIVAS’, o Município de Vila Nova de Cerveira incorporara a sexta experiência europeia, através do projeto ALLEYS. Denominador comum destas ações incide na participação pública e cidadania ativa, pela criação de políticas de maior proximidade à juventude.