Oito propostas a votação no Orçamento Participativo Jovem 2019

2019/02/08

Interessados, dinâmicos e inovadores, assim se apresentaram os jovens à edição 2019 do Orçamento Participativo Jovem de Vila Nova de Cerveira. As oito ideias-projeto submetidas vão agora ser colocadas a votação, entre 11 e 22 de fevereiro, na plataforma eletrónica (op.cm-vncerveira.pt) ou de forma presencial nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia.

Mais do que o montante em causa, o objetivo deste mecanismo de participação pública é o de suscitar o envolvimento e contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico associado ao interesse pela valorização do seu concelho.

Após uma grande participação nas três assembleias participativas dinamizadas, com troca de ideias e perspetivas nas áreas de intervenção delimitadas para o processo - Área Social; Espaços Escolares; Equipamentos Culturais e Lúdicos; Proteção Ambiental e Energia –, oito jovens submeteram oito ideias-projeto que gostariam de ver concretizadas no concelho de Vila Nova de Cerveira.

A lista dos projetos apresentados e admitidos a votação é a seguinte:

• OPJ 2019-01: “+Tecnologias”: Melhorar o serviço da Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira com a aquisição de mais e novos computadores, com ligação à Internet;
  • OPJ 2019-02: “Uma Sala de Alunos Mais Equipada”: Melhorar as condições lúdicas e de lazer da sala de alunos Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira;
  • OPJ 2019-03: “Dinamização do espaço Cineteatro com sessões de cinema trimestrais”: Potenciar o Cineteatro enquanto equipamento atrativo para os jovens e comunidade cerveirense e visitantes;
  • OPJ 2019-04: “Cerveira Artbreak”: Esta ação visa destacar as vantagens do 'streeart' através da revitalização das estruturas polidesportivas nas freguesias do concelho;
  • OPJ 2019-05: “Circuito Infantil de Bicicletas”: Construção de uma pista com rampas em terra do tipo "Pump Track";
  • OPJ 2019-06: “Material Informático para os Centros Escolares de Cerveira e Norte”: Aquisição de material informático com o objetivo de colmatar a necessidade nas respetivas bibliotecas escolares;
  • OPJ 2019-07: “Mais Equipamento e Melhor Segurança”: Aquisição de equipamento e material de apoio para a Proteção Civil, de forma a dar mais e melhores condições de segurança aos seus trabalhadores no desempenho das suas funções;
  • OPJ 2019-08: “Registo para Todos”: Aquisição de material audiovisual para apoiar os cursos da ETAP.

A partir da próxima segunda-feira, dia 11, até 22 de fevereiro, vai decorrer o período de votação, no qual podem participar jovens naturais, residentes, trabalhadores e/ou estudantes do concelho, com idades entre os 15 e os 35 anos. O processo decorre através da plataforma eletrónica do OP (op.cm-vncerveira.pt), ou de forma presencial nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia, mediante preenchimento de formulário próprio. Cada pessoa só tem direito a um voto, e os vencedores serão anunciados no dia 23 de fevereiro de 2019.

A dotação para o OP Jovem de Vila Nova de Cerveira é o correspondente a 10% do OP Geral, isto é, 10 mil euros, com a condicionante de que cada proposta tem um valor máximo de 5 mil euros, de forma a serem executados mais projetos do interesse da comunidade.