IV Meeting ‘In Common Sports’ em Budapeste reitera continuidade do projeto

2019/02/21

Liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, o projeto europeu ‘In Common Sports’ está cada vez mais enraizado entre o consórcio de parceiros, mas também junto de entidades externas que reconhecem o seu valor enquanto boa prática. O IV Meeting ‘In Common Sports’, decorrido entre 18 e 20 deste mês, em Budapeste (Hungria), corroborou este objetivo não só de continuidade, como também de réplica através de outras candidaturas.

O impacto positivo da competição “Olympis4All - Olimpíadas Intergeracionais” na aptidão física e mental do idoso motivou uma candidatura alargada à dimensão europeia, sob liderança do município cerveirense. Iniciado em janeiro de 2018, o projeto ‘In Common Sports’ – ‘Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens’ envolve cerca de 400 atletas com mais de 60 anos de quatro países europeus – Bulgária, Hungria, Itália e Portugal – e, muito recentemente, da Universidade de Vigo em colaboração com o Município de Sanxenxo (Espanha).

De forma a avaliar in loco a implementação do projeto, cada parceiro acolhe um ‘meeting’ com as vertentes de intercâmbio e avaliação. Depois de Vila Nova de Cerveira dar o pontapé de saída, seguiu-se o Município de Aksakovo (Bulgária) e o Município de Cesena (Itália). O IV ‘Meeting do projeto decorreu por estes dias, em Budapeste (Hungria), onde foram dinamizadas reuniões técnicas que, além de contactar com os atletas seniores húngaros numa atividade denominada de ‘Nordic Walk’, as delegações presentes – incluindo Vila Nova de Cerveira - analisaram a evolução do projeto, programaram a organização das atividades e das próximas Olimpíadas. Neste encontro também já ficou decidido que o V ‘Meeting In Common Sports’ acontecerá, em maio, em Pontevedra, dada a recente integração da Universidade de Vigo e do Município de Sanxenxo no projeto.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realça a repercussão que o projeto está a ter “quer junto dos parceiros, quer mesmo de potenciais novos interessados”. Fernando Nogueira revela que o futuro do ‘In Common Sports’ já está a ser debatido, pois “a prioridade é dar-lhe continuidade, estando atentos a outros programas e candidaturas”. E acrescenta: “Inclusivamente já estabelecemos contactos formais, no passado dia 7 de fevereiro, com representantes da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto que nos visitaram, tendo manifestado interesse em conhecer de perto o projeto, com a intenção de, à semelhança do que está a acontecer com os países europeus, poder eventualmente replicar o projeto junto de comunidades intermunicipais”.

Desde março de 2018 que os atletas seniores portugueses, búlgaros, húngaros e italianos estão a dinamizar treinos semanais para demonstrar que a prática desportiva associada ao convívio constitui uma motivação extra para a adoção de estilos de vida mais saudáveis. O consórcio de parceiros ‘In Common Sports’ aspira à realização de um estudo que envolve 400 participantes, e a implementação de 15 competições “Olimpíadas Intergeracionais’ com a participação mínima de 500 pessoas e o envolvimento de 80 organizações locais (IPSS’s, associações de jovens, desportivas e voluntários). A candidatura, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, conta com um financiamento superior a 300 mil euros.